Neste ano de 2024, o tema escolhido para a Semana Farroupilha é “Reconstrução”. Esse tema reflete o momento delicado pelo qual o Sul do Brasil passou recentemente, com enchentes devastadoras que deixaram milhares de pessoas sem suas casas.
Na abertura e no encerramento do evento, o grupo Alma Gaudéria apresentou as canções-tema dos Festejos Farroupilhas 2024, O Pajador – A História do Rio Grande, e da Chama Crioula, Chama da Esperança.
O que os gaúchos fazem na Semana Farroupilha? Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se pilchando, as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Embora muitos gaúchos andem pilchados o ano inteiro.
A tradição da chama crioula teve origem em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.
Todos os anos, em 13 de setembro, a chama — que fica acesa em fogo de chão — é conduzida por cavaleiros através de um candieiro e levada para representar a história da Semana Farroupilha nos dois CTGs da cidade.
A definição foi tomada pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Na edição deste ano, símbolos como a bandeira, o hino, as armas, a erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor brinco-de-princesa, o chimarrão e o churrasco serão exibidos na avenida, de forma didática, através de alegorias criadas por carnavalescos.
Qual é o verdadeiro significado da Semana Farroupilha?
De caráter regional, a Revolução Farroupilha adquiriu também um grande significado na esfera nacional. A data de 20 de setembro assinala o início da Guerra dos Farrapos, quando os farroupilhas venceram o confronto da Ponte da Azenha e entraram na província de Porto Alegre, liderados por Bento Gonçalves.
Quais são os pratos típicos da Semana Farroupilha?
Identificou-se que os pratos servidos durante os, aproximados, 10 dias de festas, são de origem campeira, como o arroz de carreteiro, churrasco, quibebe, farofa, ensopado de mandicoa com espinhaço de ovelha, entre outros.
Entusiasmados com a ideia, procuram o Major Darcy Vignolli, responsável pela organização das festividades da “Semana da Pátria” e expressam o desejo do grupo de se associarem aos festejos, propondo a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para transformá-la em “Chama Crioula” como símbolo da união ...
A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
O "Homenageado da Semana Farroupilha 2024" foi José Soares; a "Mulher Gaúcha" foi Rita Deise Delgado Almeida e a "Homenagem póstuma" foi realizada para Luiz Machado Stábile, representado pela esposa, Gelci Marin.
A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro, com desfiles em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.
Qual foi o objetivo de trabalhar a Semana Farroupilha?
O evento busca promover o desenvolvimento sócio cultural da comunidade, contemplando a diversidade cultural, atingindo grande parte da população, elevando os costumes e tradições mais populares da região.
Tem Jayme Caetano Braun! “O Pajador – A História do Rio Grande” foi a canção escolhida por meio de seleção organizada pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2024.
Qual o significado do cavalo na Semana Farroupilha?
O cavalo está ligado à figura do gaúcho de uma maneira indissociável. Os primeiros cavalos chegaram ao Rio Grande do Sul no século XVI, trazidos para as Missões por padres jesuítas espanhóis. Foram logo adotados pelos índios missioneiros para transporte, caça e agricultura.
Porque o Rio Grande do Sul comemora a Semana Farroupilha?
Essa semana comemora a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, um conflito armado que teve início em 20 de setembro de 1835 e se estendeu até 1º de março de 1845.
DECRETA: Art. 1° - É instituída como Flor Símbolo do Estado do Rio Grande do Sul a espécie Brinco-de-Princesa, "Fuchsia Regia (Vell.) Munz", da Família ONAGRACEAE.
Art. 1º - É consagrada como ave-símbolo do Estado do Rio Grande do Sul a ave "Belonopterus Cayennesis", predominante nos campos gaúchos e popularmente conhecida como "Quero-Quero".
Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por unanimidade, o parecer favorável ao PL 536/2019, de autoria do deputado Luiz Marenco (PDT), que declara o cachorro Ovelheiro Gaúcho como animal símbolo do Estado, reconhecendo-o como patrimônio cultural e genético do Rio Grande do Sul.
Gerada em Alegrete, na Fronteira Oeste do Estado, em 18 de agosto, a centelha da Chama Crioula chegou ao candeeiro do Palácio Piratini na manhã deste sábado (14/9) ao toque do Clarim da Vitória.
1 Diz-se de ou indivíduo descendente de europeus, nascido em uma das colônias de ultramar. 2 Que ou aquele que nasceu escravo em países sul-americanos, por oposição aos africanos que já chegaram escravizados a esses países. 3 Diz-se de ou indivíduo da raça negra nascido na América, por oposição ao originário da África.
Os adornos de flores, colares, pulseiras e torços coloridos na cabeça terminam de compor a caracterização da dançante. Os homens trajam calça branca, chapéu de palha e camisa estampada. A animação é feita com o canto puxado pelos homens, com o acompanhamento das mulheres.