O que colocar na composteira: Restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados, sem resíduos de carne, sabugo de milho em ...
Esse tipo de adubo, portanto, é ótimo para fornecer nutrientes, vitaminas e melhorar o solo das plantas. A técnica do uso da borra de café e da casca do ovo pode ser usada tanto forma separada ou em conjunto.
Para fazer é bem fácil. Basta secar as cascas ao ar livre ou no forno em temperatura baixa e triturar no liquidificador. Quanto mais fino o pó, melhor é a absorção dos nutrientes pelas plantas. Quando o fertilizante estiver pronto, polvilhe o pó de casca de ovo diretamente no solo ao redor das plantas.
As cascas de frutas e legumes possuem diversos nutrientes que podem fortalecer a horta e dar mais saúde para a sua plantação. Esse adubo orgânico, como é chamado, passa para a terra macro e micronutrientes. Assim, as plantas crescem de maneira saudável.
“A compostagem é um processo simples que transforma os resíduos orgânicos em um adubo de excelente qualidade. A gente pode usar diversos materiais como folha seca, capim, resto de alimentos (frutas e legumes), casca de ovo e borra de café.
Não tem boleiro que não precisa usar muito ovo e, recentemente, aprendi um truque superlegal para fazer com as cascas que sobram: limpar e afiar as lâminas do liquidificador. É assim: lave as cascas e coloque no liquidificador com um pouquinho de água. Triture bem, batendo por uns 4 minutos.
Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.
Quanto tempo leva para a compostagem ficar pronta?
A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira. O composto está pronto quando após o revolvimento da leira a temperatura não mais aumentar.
Outra dica tem a ver com a borra de café. Ela é uma grande aliada, pois inibe o aparecimento das formigas e é um excelente complemento nutricional para as minhocas. O filtro de papel também vai para composteira.
Manter a leira com umidade adequada é indispensável para um bom processo de compostagem. As regas não seguem um critério rígido e controla-se de acordo com o teor de umidade na leira e da temperatura na massa em decomposição. No término da compostagem, a umidade do composto é reduzida para valores próximos a 40%.
Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.
Papel. O tempo de decomposição do papel dura de três a seis meses. Ainda que esse período seja mais curto em relação a outros materiais, é importante levar em conta outras substâncias usadas na fabricação, que podem demorar mais tempo para se decompor. Portanto, a reciclagem do papel também deve ser estimulada.
... que uma garrafa PET pode demorar, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? ... que a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo?
Com as plantas, o café pode ser utilizado como fertilizante. E esta técnica vem sendo usada em várias outras culturas ao redor do mundo. A borra de café que muita gente joga fora, por exemplo, é usada para a criação de solos mais férteis.
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.