Ela acompanhava um tornado EF-3 extremamente grande e poderoso, perto de El Reno, no centro do Estado americano de Oklahoma. A velocidade do vento era de 475 km/h. O tornado de El Reno foi o mais potente já registrado.
O maior tornado já registrado nos Estados Unidos ocorreu em 1925. Chamado de Tornado de Três Estados, ele percorreu 352 quilômetros, atravessando os estados do Missouri, Illinois e Indiana. Ao todo, 695 pessoas morreram e mais de 2 mil ficaram feridas.
As classificações desta escala vão de EF0 a EF5. Um tornado F0 ou EF0, o mais fraco da categoria, danifica árvores, mas não estruturas de grande porte. Já um tornado F5 ou EF5, o mais forte da categoria, consegue arrancar edificações de suas fundações e podendo danificar seriamente arranha-céus.
Em 30 de setembro de 1991, por exemplo, a cidade de Itu (SP) foi atingida por um tornado apontado como um dos mais violentos já registrados no país. O fenômeno provocou 15 mortes e destruiu casas, plantações e torres de transmissão de energia.
1º Furacão São Calisto II: mais conhecido como O Grande Furacão, tempestade do ano de 1780 no Atlântico atingiu Porto Rico, República Dominicana, Pequenas Antilhas, Bermuda e quase toda Flórida, deixando mais de 22 mil mortos.
A tempestade tropical Akará, que está atualmente na região Sul, é um fenômeno considerado raro na costa brasileira, segundo meteorologistas e a Marinha do Brasil. De acordo com a Marinha, este é o terceiro registro do fenômeno no Brasil. Os outros dois aconteceram em 2004 e 2019.
Meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU, em inglês) aumentaram a quantidade de furacões previstos para 2024. "O Beryl, um furacão tropical profundo categoria 5, é provável prenúncio de temporada hiperativa", segundo a previsão divulgada nessa terça-feira (9).
Base de dados oficial. De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
A duração de um tornado é outra importante característica desse fenômeno. A partir do momento em que entram em contato com o chão e a depender da sua velocidade, os tornados não duram mais do que alguns minutos: de dez a 20 minutos em média. Tornados mais intensos, no entanto, podem ter duração de uma até três horas.
Um tornado F1 (o mais fraco numa escala de F1 a F5) é fotografado nas planícies americanas, em comparação ao tamanho de automóveis na estrada. Desde há muito tempo, o ser humano tem se interessado por fenômenos meteorológicos.
Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “funis”. Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso.
Tornado F5: Velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante a de uma bomba atômica.
Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.
Ainda segundo Candido, a área compõe o chamado 'corredor dos tornados da América do Sul', que compreende um polígono demarcado entre o norte da Argentina, Uruguai, centro-sul do Brasil, Paraguai, e parte da Bolívia.
Embora sejam raros, houve casos históricos de furacões atingindo o Brasil. Um dos exemplos mais notáveis é o Furacão Catarina, que atingiu a região sul do Brasil em março de 2004. O Furacão Catarina foi um evento único e surpreendente, pois foi o primeiro furacão registrado no Oceano Atlântico Sul.
Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.
Beryl é o primeiro furacão da temporada 2024 no Atlântico, que vai do início de junho até o final de novembro. Os cientistas destacam que é incomum que um ciclone tão poderoso seja formado de maneira tão precoce na temporada.
Eles formam-se em águas quentes dos oceanos, aquelas que possuem temperaturas médias de aproximadamente 26ºC. Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias.
Região serrana no Rio de Janeiro (2011) De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
O fato não é uma simples questão de má sorte. Segundo Fernando de Almeida Tavares, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a região central do país possui os principais ingredientes para a formação de tornados.