Na Serra do Mar Paranaense está o passeio de trem mais bonito do Brasil e um dos mais espetaculares do mundo, segundo avaliação do jornal britânico The Guardian e do norte-americano The Wall Street Journal. Com duração de três horas, a viagem de 110 quilômetros começa em Curitiba e vai até Morretes.
Essa viagem de Curitiba até Morretes foi considerada pelo jornal americano The Wall Street Journal umas das viagens ferroviárias de luxo mais bonitas do mundo.
O passeio de trem do Corcovado, em que você atravessa parte da Mata Atlântica preservada a bordo de uma locomotiva centenária e elétrica. Ou seja, além da experiência, você contribui com o meio ambiente.
Segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ferrovia na Serra Gaúcha é a mais bonita do Brasil. A edição de 2021 do projeto Trem dos Vales, iniciativa que realiza passeios turísticos de trem na Serra Gaúcha, iniciou no último sábado.
O trajeto, que fica entre o Maranhão e o Pará, tem quase 900 km. O Repórter Mirante deste sábado (5) embarcou na viagem de trem mais longa do Brasil. O trajeto, que fica entre o Maranhão e o Pará, tem quase 900 km.
O trem mais luxuoso do mundo foi criado por um homem que adora mecânica. Rohan Voss teve a ideia de oferecer um serviço inovador para o público enquanto procurava trens e vagões antigos para passar férias com a família.
A Transnordestina é a maior obra ferroviária linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
Qual é a menor ferrovia brasileira? Com cerca de 164 km de extensão, a Ferrovia Tereza Cristina é o menor corredor ferroviário brasileiro, e faz a ligação entre Lauro Müller e Imbituba, ambos municípios de Santa Catarina.
A Maria Fumaça de São João Del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, é um passeio que te transporta para o século XIX. Trem mais antigo em operação no Brasil, a Maria Fumaça de São João Del Rei e Tiradentes é um passeio que te transporta para o século XIX.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h! Com tecnologia alemã, o Maglev está em operação há mais de 10 anos na China.
A cidade do Rio de Janeiro possui uma das passagens de metrô mais cara do Brasil, desde 2023 - quando a passagem custava R$ 6,50. Segundo passageiros, o aumento na tarifa não corresponde a uma melhora no serviço.
Quanto tempo dura a viagem de trem de Morretes a Curitiba?
O passeio de trem Curitiba que vai até Morretes, tem duração de 3 a 4 horas, num percurso de 65 quilômetros. O visual do percurso de serra é espetacular, composto por pontes, viadutos, túneis, penhascos e cachoeiras, em meio a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas; em 2022, já somavam 3.100 unidades, representando um aumento de 169%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 112.640 — alta de 157%.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, que inclui a cidade de Jundiaí.
O passeio do estado do Paraná é o mais longo. São 4 horas (que parecem voar) de viagem saindo da capital paranaense rumo a histórica cidade litorânea de Morretes. O trajeto é realizado dentro da Serra do Mar paranaense, que é a maior reserva remanescente de Mata Atlântica do país.