Carolyn Davidson criou o logo da Nike em 1975, por $ 35. Alguns anos depois, a Nike também cedeu 500 opções de ações para Carolyn, que atualmente valem mais de $ 600 mil. Mesmo tendo passado por algumas modificações ao longo dos anos, o conceito original sempre foi mantido.
Mas não foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike. Inicialmente, ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento só vieram tempos depois. E a Nike não gastou milhões de dólares e muitos meses pensando no logo perfeito.
Afinal quanto custa um logo? O custo de um logo pode variar entre R$ 100 e até mais de R$ 2.000 de acordo com a complexidade do seu projeto, profissional ou plataforma escolhida, vale lembrar que quanto mais alto o valor, maior a experiência e complexidade aplicada no trabalho.
Origem, significado e quanto custou o logotipo da Nike ✔️
Qual é a logo mais cara do mundo?
1. Symantec (Marca e Aquisição) – $ 1.280.000.000 (1280 milhões Dólares – 1056 milhões Euros) A Symantec pagou até $ 1.280.000.000 pelo logo e branding que estão a utilizar atualmente!
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.
A Apple terminou o dia à frente, avaliada em US$ 2,886 trilhões (cerca de R$ 14 trilhões), enquanto a Microsoft ficou avaliada em US$ 2,859 trilhões (R$ 13,9 trilhões).
Seu logo vai sair por 10 x 60 = R$ 600,00! Esse é o valor-base para entender quanto cobrar por um logo, mas alguns outros itens que variam de projeto para projeto precisam ser analisados antes de você passar seu orçamento.
Dependendo da experiência e da reputação do designer, esse valor pode variar de algumas centenas a mais de US$ 2.500. Esse investimento geralmente resulta em um logotipo altamente personalizado e exclusivo, especificamente adaptado à sua marca.
Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A Nike manteve a liderança como marca de roupa mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual divulgado pela Brand Finance. De acordo com a consultoria de avaliação de marcas, a empresa americana vale US$ 33,2 bilhões, um aumento de 9% em relação a 2021.
Ele não imaginava que o jovem Phil entraria para a História nas indústrias do esporte e da moda por construir o império da Nike e acumular uma fortuna estimada pela Forbes, atualmente, em US$ 41,3 bilhões (R$ 206 bilhões, na cotação atual). Muitos anos depois, a história se repetiu.
Com uma extensa quantidade de produtos, a Pepsi sai na frente em faturamento. Em 2019, a empresa lucrou 64 bilhões de dólares. Já a Coca-Cola, nesse mesmo ano, teve uma receita de quase 34 bilhões. No entanto, na disputa entre Coca ou Pepsi, a liderança ainda é a da Coca, pelo menos em valor de marca.
A segunda companhia com mais bilionários brasileiros é a Itaúsa, holding controladora do Itaú Unibanco. São 11, que somam uma fortuna de R$ 33,64 bilhões.
Alfredo e Ana Lúcia são gente comum, não fosse por um detalhe: são os maiores acionistas individuais de um dos maiores grupos empresariais do país. Herdeiros do sobrenome Villela, detêm juntos ao menos 23% das ações com direito a voto da holding Itaúsa, que controla o Banco Itaú, a Duratex e a Itautec.
A média salarial do cargo de Designer (Brasil) é de R$ 3.947 por mês. A remuneração variável do cargo de Designer nessa localização (Brasil) é de R$ 447, variando entre R$ 125 e R$ 1.667.
O Swooth é tão representativo da Nike que, há alguns anos, a empresa deixou de imprimir o seu próprio nome como parte da marca, optando por deixar apenas o Swoosh como símbolo absoluto da empresa!