Inicialmente o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo. No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV.
Este ano o valor da CV corresponde a R$ 0,79. A atualização se baseou na variação do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – IPC/FIPE, no acumulado entre janeiro e dezembro de 2023. O que é o CV?
1 cv equivale a 0,7355 kW, e 1 hp corresponde a 0, 7457 kW. Já o PS (Pferdestärke) é, basicamente, o cavalo-vapor. Medido segundo uma norma alemã, o PS equivale, assim como o cv, a 735,5 watts.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.
Por aqui, no Brasil, utilizamos o 'cv', que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força do propulsor. Já em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, é empregada a grandeza HP: 'horsepower'(cavalo de força, em uma tradução livre).
O coeficiente de variação (CV) é um indicador da variabilidade de um conjunto de dados. Sua medida corresponde à razão percentual entre o desvio-padrão e a média dos dados.
O Citroën 2CV (deux chevaux - dois cavalos, em francês) é um automóvel de baixo custo da montadora Citroën. Produzido entre 1948 e 1990, foi um dos modelos mais populares da marca, alcançando a incrível marca de 5 114 969 unidades produzidas, sendo 3 868 634 unidades da versão sedã e 1 246 335 da caminhonete.
A medida é baseada na potência gerada pelo cavalo em 1 segundo para permitir que um objeto de 75 kg seja levantado a uma altura de 1 metro. O que James Watt descobriu foi que um cavalo produz cerca de 745,7 watts, conhecido como um cavalo de potência ou horsepower .
Resposta: Coloque um cavalo em uma esteira (você vai precisar de sorte aqui também) e ele te dará 746 watts de potência – a conversão universal é justamente 1 CV = 746 W. Isso equivale a 6,2 ampères ligados a uma corrente na tomada de 120 volts.
A potência refere-se à força da bomba e a medida empregada é o cavalo vapor (cv). 1 cavalo vapor corresponde a 735,5 watts de potência. Siglas como 1/4 e 2/4 representam frações dessa potência. Por exemplo, uma bomba de 1/4 terá 25% de 1 cavalo vapor, ou seja, cerca de 368 watts.
Por outro lado, o cavalo-vapor (CV) representa cerca de 735,5 Watts. Por isso, apesar de medirem a mesma coisa, CV e HP não são exatamente equivalentes.
Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.
O coeficiente de variação é uma medida de dispersão empregada para estimar a precisão de experimentos e representa o desvio-padrão expresso como porcentagem da média.
A conta é simples: basta dividir o peso do veículo pela potência (cv) máxima de seu motor. Os dados podem ser encontrados no manual do proprietário. Quanto menor o resultado, melhor será o desempenho. O Chevrolet Corvette ZR-1, por exemplo, cujo V8 6.2 gera 650 cv, tem 2,33 kg/cv.
1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W. A potência é medida em HP, ou seja, em cavalos. As potências mais comuns para uso residencial e semi-industrial são: 1/2 HP, 1/3 HP e 1/4 HP.
No Sistema Internacional, a unidade que representa a potencia é o Watt (W), mas devido a divergências nos sistemas de unidades dos países de origem a potencia pode ser expressa em HP ou CV. Ou seja: 1 CV = 0,9863 HP e 1 HP = 1,0139 CV. Bastante semelhantes, principalmente em comparação numérica.
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.