A Bíblia ensina o batismo por imersão. Na carta de Romanos, capítulo 6, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo. Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, é um símbolo de morte para o pecado. Simboliza o sepultamento do pecado e da velha vida de pecados.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
O único batismo válido hoje em dia é aquele autorizado pelo Senhor para lavar os nossos pecados e nos colocar em comunhão com Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou para nos oferecer a vida (Mateus 28:19-20; Marcos 16:16; Atos 2:38; Gálatas 3:27).
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.
Segundo o numeral 1240 do Catecismo da Igreja Católica, a única fórmula válida no Sacramento do Batismo na Igreja Latina é a que é acompanhada pelas palavras “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, depois de pronunciar o nome do catecúmeno.
Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz.
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
As descrições de batismos na Bíblia indicam que as pessoas entravam na água (Atos 8:38) e dela saíam (Mateus 3:16). Os batismos eram realizados em locais em que havia abundância de água para que as elas pudessem ser submergidas e serem batizadas por imersão (Mateus 3:6).
Onde está escrito na Bíblia que o batismo é um só?
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. 8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada. Tal marca insere a pessoa que foi batizada como membro da Igreja, que é corpo místico do próprio Cristo.
A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.
Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Deus mandou Moisés que aspergisse água como símbolo de purificação e por toda a era profética os profetas ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso? Com certeza não mudou! Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo.
Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?
E que idade é essa exatamente? A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
No Antigo Testamento, o mergulho na água era tido como meio de purificação espiritual. As abluções e o ato de lavar as mãos antes das refeições, além de se relacionarem a questões de higiene, eram práticas religiosas de purificação (cf. Mt 15,2; Mc 7,2-5).
Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.
A partir dos sete anos, uma criança só pode ser aceita para o batismo após receber instrução sobre as principais verdades da fé, a pessoa de Jesus Cristo e o significado deste sacramento.
O batismo nas águas bíblico é feito por imersão, ou seja, a pessoa é completamente submersa nas águas. O batismo nas águas é muito mais do que um simples ritual. É algo que tem muito poder. Quando uma pessoa é batizada nas águas, ela anuncia publicamente que o seu “velho eu” está sendo sepultado.