O lagoinha é brasileiro e tem exatos 190ml de capacidade, mas há muitas variações inspiradas no design oficial com mais ou menos capacidade. O nome “americano” faz alusão ao maquinário importado dos Estados Unidos que era usado na década de 1940 para produzir as primeiras unidades do copo.
Presença garantida em bares, padarias e também na maior parte dos lares brasileiros, o copo americano começou a ser fabricado no início de 1947 pela empresa Nadir Figueredo. Levou esse nome por ter sido inspirado em copos que eram produzidos apenas nos Estados Unidos naquela época.
Em Belo Horizonte, o copo tipo Americano, fabricado pela Nadir Figueiredo, há décadas é chamado de Lagoinha e, reza a lenda, tem este nome devido à região de mesmo nome, considerado o berço do samba e da boemia da capital mineira.
Qual a diferença entre copo americano e Copo Lagoinha?
O lagoinha é brasileiro e tem exatos 190ml de capacidade, mas há muitas variações inspiradas no design oficial com mais ou menos capacidade. O nome “americano” faz alusão ao maquinário importado dos Estados Unidos que era usado na década de 1940 para produzir as primeiras unidades do copo.
Para o bom mineiro, estas disputas de nomenclatura, que dividem o país, ficam em segundo plano quando o assunto é o nome daquele tradicional copinho que encontramos em quase todos os botecos do Brasil – o Copo Lagoinha. Sim, esse é o nome dele.
O preço médio de copo americano depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar copo americano por valores entre R$ 8,75 e R$ 146,97.
O marcante do copo com certeza é o design chanfrado, que não foi escolhido à toa. O corte em ângulos retos, que circundam o copo, dão mais firmeza e segurança durante o manuseio do copo. Aliás, o americano presente no nome do copo não tem a ver com o design.
Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 14h41. Da mesa de bar ao cafezinho, poucas companhias são tão versáteis quanto o copo americano. Criado em 1947 pela maior produtora de vidro do Brasil, a Nadir Figueiredo, já teve mais de 6 bilhões de unidades fabricadas desde então.
Ele é duplo, o que significa que há uma camada de ar entre as paredes interna e externa do copo, o que ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo.
Muito versáteis, as tigelas com tampa da linha Copo Americano possuem o design exclusivo da marca e são muito práticas para armazenar alimentos ou outros itens. Podem ir ao microondas, geladeira e lava-louças.
Com seu formato distintivo e elegante, esses copos são ideais para servir diversos drinks longos, mojito, pinã colada e uma variedade de outras criações irresistíveis.
“Ele tem o design soviético, é feito em um maquinário americano, e, quando chegou às regiões das Lagoinhas, aqui, em Belo Horizonte, se tornou o copo do bairro Lagoinha. Só era vendido aqui, por isso tem esse nome”, descreve o embaixador do utensílio, Filipe Thales.
1 COPO DE ÁGUA COMUM – equivale a 250ml. 1 XÍCARA DE CHÁ LÍQUIDA – equivale a 150ml ou 20 colheres (sopa) 1 XÍCARA RASA DE AÇUCAR – equivale a 120 gramas.
"O Copo Lagoinha é um ícone em Belo Horizonte. Quando você pede uma cerveja por aqui, é quase certo que ela será servida em um Copo Lagoinha. É uma tradição que valorizamos muito.