Qual é o jejum que Deus quer de nós? (Is 58,3-11). Texto Bíblico: “De que nos serve jejuar, se Tu não vez, humilharmos, se não ficas sabendo? Ora, no dia do vosso jejum, sabeis fazer bons negócios, brutalizais todos os que por vós labutam”.
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.
O jejum que agrada a Deus é o que quebra as amarras da alma que alimentam o orgulho e a soberba, e não aquele que deixa a pessoa um dia sem comer e com a “cara amarrada, fechada, amarga e azeda” para os outros, pois esse não agrada a Deus; porém, o jejum que O agrada é aquele que nos faz mais fraternos, irmãos, amigos ...
Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.
40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água.
ENTENDA O QUE É O JEJUM BÍBLICO - LUCIANO SUBIRÁ | Podcast Jesuscopy
Como jejuar corretamente para Deus?
Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.
É importante procurar fazer jejum, se possível, em dias com menos atividade para se dedicar mais ao Senhor. Fazer o jejum corretamente é destacar essa atividade, como se fosse um momento muito importante do seu dia. Para quem nunca jejuou: Comece tirando a refeição principal.
Neste versículo Allah menciona as principais coisas que invalidam o jejum que são comer, beber e manter relações sexuais. As outras coisas que quebram o jejum foram mencionadas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em sua Sunnah.
Jejum intermitente. Com diferentes objetivos, o jejum intermitente é considerado mais um estilo de vida, já que muitas pessoas o adotam permanentemente. ...
Não há uma regra bíblica para duração do jejum, mas o ideal é começá-lo já ao acordar (senão antes). Se não está acostumado, pode começar jejuando até o meio dia.
Quando comeis e quando bebeis, não sois vós os que comeis e os que bebeis? Acaso, não deveis ouvir as palavras que Jeová tem proferido por meio dos profetas anteriores, quando Jerusalém estava habitada e próspera, e as suas cidades circunvizinhas, e o Neguebe, e a Sefelá estavam habitados?
Para os israelitas, o jejum era frequentemente usado para certas ocasiões ou para pedir ajuda divina. Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4).
Portanto, o jejum que agrada a Deus é dar a sua vida pelo outro. Comece a praticar no seu dia a dia: por você, depois pelos seus familiares, colegas e desconhecidos. Ser cristão, na prática, é dar o que você tem, assim, estará praticando o amor de verdade, e não apenas em palavras.
O jejum religioso tem sempre em vista o louvor a Deus. É uma “mortificação da carne” como ato de culto; uma renúncia em busca de uma aproximação de Deus; um gesto de sacrifício e controlo dos desejos a fim de alcançar um crescimento espiritual. Em todas as religiões há a prática do jejum.
O jejum inadequado é um dos principais motivos para que um exame ou cirurgia precise ser remarcado. É um grande transtorno para a família que se organiza para estar no hospital, assim como para todas as equipes envolvidas no cuidado do paciente.
Apesar de ser possível passar um dia inteiro, ou até mais, sem comer, especialistas indicam que o jejum não passe de 20 horas. Períodos muito longos sem comida podem ser perigosos. Além disso, ficar muito tempo sem comer pode encorajar seu corpo a começar a armazenar mais gordura em resposta à fome.
Acredita-se que Jesus, ao jejuar 40 dias e 40 noites no deserto, absteve-se apenas de alimento sólido (Mateus 4:2). Determinado: é o jejum feito por quem não pode ficar sem ingerir alimentos, dessa maneira a pessoa escolhe, por exemplo, ficar sem comer doces, alimentos industrializados, carnes, alimentos estimulantes.
Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Pai, peço-te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. Que eu me lembre de que mesmo possuindo bens nada me pertence, pois tudo que tenho foi o Senhor que me deu. Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes.
Oh Deus de Israel responde a minha oração, responde o meu jejum, aceite como incenso suave diante de ti! Entrego-te também a minha família, cuide da vida espiritual deles, guarda e livra-os de todo o mal, cubra-os com o seu Sangue Poderoso.