Ir para o conteúdo – Cor: o pernilongo (Culex Quinquefasciatus), possui tom monocromático marrom, já o Aedes Aegypti possui o corpo preto com listras brancas. A coloração “zebrada” do mosquito da dengue facilita a sua identificação.
O mosquito Culex, também conhecido como pernilongo, possui cor marrom claro a escuro e não tem manchas brancas nas pernas. Mede aproxi- madamente meio centímetro e é comum nas cidades.
Etimologia. "Mosquito" vem do latim musca. "Pernilongo" é uma referência às longas pernas do inseto. "Mosquito-prego" é uma referência a sua picada que se assemelha à perfuração de um prego.
O mosquito transmissor das três doenças é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século XVI, por meio de navios que traficavam escravos.
Os mosquitos recebem, em nosso país, grande variedade de nomes populares regionais: pernilongos, muriçocas, carapanãs, piuns, potós, etc. São insetos alados, dípteros (duas asas), que se desenvolvem por metamorfose completa (ovo¬larvas- pupa- adulto), com aparelho bucal do tipo picador-sugador.
Entre os possíveis predadores de larvas de mosquitos encontram-se representantes dos principais grupos zoológicos, como celenterados, anelídeos, platielmintos, custáceos, anfíbios, peixes, répteis e até aves, além de algumas ordens de insetos, como Odonata, Hemiptera, Coleoptera e mesmo Diptera.
O que aconteceria se todos os pernilongos morressem?
Logo, sem os mosquitos, haveria menos alimento para os peixes e outros animais, desequilibrando a teia alimentar. As larvas, por sua vez, alimentam-se principalmente do microplâncton constituído de partículas de matéria orgânica presente nas águas, atuando como filtradoras.
Para o ecossistema, os pernilongos servem apenas de alimento para alguns animais, como as aranhas e as lagartixas, por exemplo. E uma outra curiosidade a respeito desses insetos é a de que somente as fêmeas picam. “Elas fazem isso porque precisam do nosso sangue para a reprodução”, completa o presidente do CRBio-01.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor.
Mosquitos não enxergam cores. E seus olhos são diferentes dos nossos. Em geral, eles têm três olhos, compostos por diversos "pequenos olhos", os ocelos (têm um total de 4.000 ocelos. A imagem vista pelos mosquitos tem menos resolução do que a do ser humano.
Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.
Assim como outras espécies de mosquitos, o Culex passa parte de sua vida na água, vivendo em forma de larva. Colocam ovos diretamente na água suja, aderidos em forma de jangada.
– Cor: o pernilongo (Culex Quinquefasciatus), possui tom monocromático marrom, já o Aedes Aegypti possui o corpo preto com listras brancas. A coloração “zebrada” do mosquito da dengue facilita a sua identificação.
Fêmeas se alimentam de açúcar e água das plantas como fonte de energia, e de sangue quente cujas proteínas servem como catálise para a fecundação. Os machos adultos se alimentam somente de açúcar e água.
Em temperaturas iguais ou menores de 5° graus a fêmea não resiste e morre e isso também acontece quando os termômetros marcam mais de 40° graus”. Já os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.
Qual o cheiro do corpo humano que atrai pernilongo?
Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos do ar, incluindo o ácido butírico, um composto encontrado em queijos “fedidos” como Limburger. Esses ácidos carboxílicos são produzidos por bactérias na pele humana e geralmente não são perceptíveis para nós.
Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido láctico - não por coincidência - presente em nosso suor. Portanto, quanto mais atividades, mais calor, mais suor e, consequentemente, mais picadas.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
Por que que os pernilongo tem pessoas que não morde?
Ninguém é imune a picadas nem tem o sangue mais ou menos apetitoso. Mas, dependendo do dia, uma pessoa pode estar mais atrativa do que outras. Mosquitos dependem de estímulos para escolher a vítima e são atraídos pela silhueta, pelos movimentos e pelo cheiro.
Islândia é o único país do mundo que não tem mosquitos - iGUi Ecologia. Mosquitos vivem em todo o mundo. As fêmeas adultas sugam o sangue de mamíferos, aves e, em alguns casos, répteis, para obter nutrição e proteínas. Sem ingestão de sangue, eles não podem desenvolver óvulos.
São os mosquitos-elefantes. Esse nome popular não é à toa. O primeiro motivo é relacionado ao tamanho desses animais que são conhecidos como os maiores mosquitos do mundo, medindo aproximadamente 12 milímetros, enquanto o Aedes aegypti, por exemplo, tem entre 3 e 5 mm.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
Esse hábito alimentar se restringe apenas às fêmeas, que também se alimentam de seiva e néctar. Após o acasalamento, elas se alimentam de sangue, pois esse alimento fornece proteínas e ferro, substâncias necessárias para o desenvolvimento de seus ovos.