Explicação: o verbo exige a preposição a. Quem chega, chega a algum lugar, ou a alguma coisa. Erro: Chove e-mails com reclamações de clientes. Forma correta: Chovem e-mails com reclamações de clientes.
Os verbos que indicam movimentos, expressos por “chegar, ir, voltar”, entre outros, sempre regem a preposição “a”. Vejamos alguns exemplos: Chegamos ao colégio muito tarde.
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto.
É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”. Também é preferível você dizer que precisa “ir à cadeia”, porque será apenas uma visita. Se você precisa “ir para a cadeia”, deve ter feito algo muito errado.
O verbo CHEGAR em português | Vou Aprender Português
Quando se usa ao?
– Se for possível substituir a palavra por outra de semelhante sentido masculina e couber “ao” (artigo + preposição), usa-se crase. Para lugares, se for possível substituir por “para a”, usa-se crase. Exemplos: vou ao sindicato/vou à entidade; fui para a França/fui à França.
Da mesma forma que o verbo IR, CHEGAR aceita complementos iniciados pelas preposições A ou EM, só que também com significados diferentes. CHEGAR A ALGUM LUGAR = usado para informar o lugar que se atingiu. CHEGAR EM ALGUM LUGAR = refere-se ao lugar ou meio de transporte onde algo ou alguém foi transportado.
A regência do verbo 'chegar' é feita com a preposição 'a', mas falar 'cheguei a casa' não me parece natural, já que 'cheguei em casa' é o que se costuma ouvir.
O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo! Nós comparecemos ao jogo!
Resposta: Quando o cliente chegou à loja o produto ainda não tinha chegado. Esta alternativa está correta porque: Utiliza a crase corretamente em "à loja". Usa a forma verbal correta "chegado" do verbo "chegar" no particípio passado.
Qual frase está correta: cheguei em São Paulo ou cheguei a São Paulo?
Como não podia deixar de ser, é o caso do português, cujas regras formais ainda estão presas ao modo de Portugal. Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!
e isso mesmo chegando ao churrasco. sabe porque o verbo chegar não pede a preposição wendy. o verbo chegar pede a preposição a quem chega. chega a algum lugar. chegar ao shopping.
De acordo com as regras gramaticais, quando o verbo expressa uma ideia completa, define-se como verbo intransitivo. O verbo chegar pode ser considerado intransitivo em contextos específicos, por exemplo, com o significado de «atingir o lugar de destino»: «O professor já chegou»; «Ontem a mãe chegou tarde», etc.
Qual é o certo: cheguei em casa ou cheguei a casa?
Com base na explicação acima apresentada, pode-se concluir que a versão correta é “cheguei tarde a casa”, e não “em” como a maior parte das pessoas fala/escreve.
Como você costuma usar o verbo chegar, chegar em ou chegar a?
Curiosamente, na linguagem coloquial, alguns verbos são frequentemente utilizados com a preposição inadequada do ponto de vista da norma padrão. É o caso dos verbos “chegar” e “ir”, que devem ser regidos pela preposição “a” (que indica movimento), e não pela preposição “em”. Observe: Cheguei em minha casa.
Nesse exemplo, a construção “no médico” está errada, pois a forma correta é “vou ao médico”, como mencionamos. Muitos falantes cometem erros ao usar preposições inadequadas com o verbo “ir”.
Por mais que na linguagem coloquial seja usado sem a preposição "a", o uso gramatical correto requer o uso: Exemplo: Respondeu ao professor. Respondeu à mãe.