Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.
Marcos tem Jesus como o Filho de Deus, que ocorre em pontos estratégicos do Evangelho, em 1:1 ("O começo do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus") e em 15:39 ("Certamente este homem era o Filho de Deus!"), mas o nascimento virginal de Jesus não foi narrado.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Qual a principal mensagem o Evangelho de Marcos deseja passar para o seu leitor?
Marcos prestou testemunho de que o sofrimento do filho de Deus finalmente triunfou sobre o mal, o pecado e a morte. Esse testemunho demonstrou que os seguidores do Salvador não precisam temer; quando eles enfrentaram perseguição, desafios ou até a morte, estavam seguindo o Mestre.
A par de várias respostas, foi São Pedro, por inspiração divina, o único a revelar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16). Eis aqui a ideia central do Evangelho de São Marcos, que aparece enunciada já no seu início: “Jesus Cristo, o Filho de Deus”.
Marcos define assim o conteúdo do ensinamento de Jesus como “Boa Nova” e é preciso estar com ele para viver e descobrir o “Reino de Deus que está próximo”. Suas palavras causam impacto nos judeus que as escutavam.
Versículos-chave da Bíblia foi especialmente preparado para ensinar as crianças sobre a verdade e a importância das promessas de Deus registradas em sua Palavra.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Confiar no Senhor é depender totalmente da sua Palavra e das suas promessas reveladas por meio dos sábios (2.6; 16.20).
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Quais são as características do Evangelho de Marcos?
Evangelho segundo Marcos
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.
O Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito dentre os evangelhos. Ele inaugura o gênero literário conhecido como “evangelho”, isto é, uma boa notícia trazida por Jesus. Por sete vezes o evangelista repete a palavra “evangelho” (Mc 1,1.14.15; 8,35; 10,29; 13,10; 14,9), além do epílogo em 16,15.
Marcos foi considerado o “estenógrafo” de Pedro e seu Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 60. Segundo a tradição, ele transcreveu a pregação e as catequeses de Pedro, dirigidas, sobretudo, aos primeiros cristãos de Roma; porém, ele as escreveu sem elaborá-las ou adaptá-las a um esquema pessoal.
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 3 "voz do que clama no deserto: 'Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele' ". 4 Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
Se um dia perdêssemos toda a Bíblia, jamais poderíamos esquecer um versículo que é o centro da Sagrada Escritura, João 3, 16: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.
O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).
Mateus 16:19 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhe darei as chaves do reino dos céus. O que você ligar na terra terá sido ligado no céu, e o que você desligar na terra terá sido desligado no céu”.
“O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens, ele pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti.” (Ester 2:17).
A chave é um símbolo de autoridade. No tempo de Isaías foi dada a Eliaquim, o sacerdote, a chave da casa de David. A Bíblia diz que foi dada autoridade para que aquilo que ele fechasse nenhum homem pudesse abrir e o que ele abrisse nenhum homem pudesse fechar (Isaías 22:22).
No Evangelho, Marcos anuncia as boas novas sobre Jesus, enfatizando a sua atuação em toda a Terra. Cristo visita diversos lugares, sempre anunciando a vinda do reino de Deus, catequizando multidões, realizando milagres e curando os enfermos.
Marcos 3 contém um relato de alguns dos crescentes interesses por Jesus e mostra que, à medida que Ele Se tornava mais conhecido, as pessoas que ocupavam cargos de poder e liderança começaram a persegui-Lo e a procurar maneiras de desacreditá-Lo aos olhos das pessoas.