Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH• e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
O H+ é o ácido mais forte que pode existir no equilíbrio em solução aquosa. O OH- é a base mais forte que pode existir no equilíbrio em solução aquosa. As substâncias com acidez desprezível são aquelas como o CH4, que contém hidrogênio, mas não demonstram qualquer comportamento ácido em água.
A água (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases – como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2) – ocasionando chuvas ácidas.
A denominação ouro vem do latim aurum, que significa brilhante, possui número atômico 79, massa atômica 197 e está situado no grupo 11 (1 B) da tabela periódica, seu símbolo é Au.
A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.
O ítrio, símbolo Y e número atômico 39, é um metal de coloração prateada localizado no Grupo 3 da Tabela Periódica, logo abaixo do escândio, símbolo Sc.
O número atômico (Z) equivale à quantidade de prótons – partícula subatômica com carga elétrica positiva – presente no núcleo do átomo de cada elemento químico. Esse numeral costuma aparecer do lado esquerdo do símbolo do elemento, subscrito no canto inferior.
A prata, do latim argentum, é um elemento químico (número atômico 47) muito conhecido da nossa sociedade e sua descoberta se confunde com a própria história do Homem moderno. Na Tabela Periódica dos Elementos, a prata (Ag) é um metal de transição que, juntamente com o ouro, pertence à família do cobre.
O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, flexível e maleável. O elemento químico urânio (número atômico 92) possui três isótopos principais – urânio 234; urânio 235 (físsil, usado como combustível nuclear) e urânio 238.
A letra Q também poderia ser parcialmente lembrada para não estar presente nas abreviações. Esteve presente temporariamente com o elemento de número atômico 114 (Uuq, Ununquádio), recentemente batizado de fleróvio. Mas nos nomes em português o Q aparece também no berquélio e níquel.
O Hidrogênio é um elemento químico que não possui família periódica, participa da composição de diversas substâncias e apresenta ampla utilização. O Hidrogênio, em latim Hidrogenyum, é um elemento químico que foi descoberto no ano de 1766 pelo físico-químico francês Henry Cavendish.
Com uma massa atómica de aproximadamente 1,0 u, o hidrogénio é o elemento menos denso. Ele geralmente apresenta-se em sua forma molecular, formando o gás diatômico (H2) nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Este gás é inflamável, incolor, inodoro e insolúvel em água.
O H2O, popularmente conhecido como água, é um elemento químico composto por dois átomos de hidrogênio (H2) e um de oxigênio (O2). Presente na maior parte da superfície da Terra, ele pode ser encontrada em três estados físicos: líquido, sólido e gasoso.