O que é a Estrela de Belém? A Estrela de Belém está relacionada com a narrativa bíblica do nascimento de Jesus Cristo. É um dos símbolos do Natal, sendo apresentada como a estrela que guiou os Reis Magos até o local em que Jesus havia nascido, Belém, que deu nome ao astro guia.
A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.
Encontrada no livro de Mateus 2:1-12, a narrativa conta que Jesus nasceu em Belém quando Herodes era rei de Israel. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém, e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Segundo a tradição cristã, uma grande estrela luminosa anunciou o nascimento de Jesus aos Três Reis Magos. Segundo o Evangelho de Mateus, a chamada Estrela de Belém os guiou até a cidade, onde aconteceu a primeira cena de Natal.
RIO — O alinhamento de Júpiter e Saturno, os maiores planetas do sistema solar, previsto para esta segunda-feira, tem sido chamado de "estrela de Belém" ou "do Natal" devido à proximidade com a data festiva do Cristianismo que marca o nascimento de Jesus, celebrada em 25 de dezembro.
QUEM ERAM OS TRÊS REIS MAGOS? - LAMARTINE POSELLA E SARAH SHEEVA
Qual era a estrela quando Jesus nasceu?
A Estrela de Belém é um símbolo cristão do Natal. A Bíblia menciona que ela apareceu no céu para guiar os Reis Magos até onde Jesus havia nascido. Segundo a Bíblia, a Estrela de Belém parou sobre o local do nascimento de Jesus.
Como os magos sabiam que a estrela era o nascimento de Jesus?
Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
Quatro pontas: A estrela de quatro pontas simboliza o nascimento do menino Jesus; chamada de "Estrela de Belém" foi a responsável por guiar e conduzir os três Reis Magos até Belém para adorarem o menino.
Avisados por Deus em um sonho os Reis Magos, que na realidade não tinham título de nobreza, eram sábios e eruditos, homens que estudavam as estrelas, após o encontro com o Menino Jesus retornaram para sua terra por outro caminho, para não correrem o risco de encontrarem o Rei Herodes e este ficar sabendo do paradeiro ...
Samuel, o lamanita, falou aos nefitas cinco anos antes do nascimento de Cristo sobre os sinais que anunciariam Sua vinda. Um desses sinais seria a estrela que os Reis Magos seguiriam: “E eis que uma nova estrela aparecerá, uma que nunca vistes antes; e isto também vos será por sinal” (Helamã 14:5).
Os reis magos são personagens importantes da tradição cristã. Eles eram magos que vieram do Oriente para adorar e presentar o recém-nascido Jesus Cristo em Belém. Os reis magos têm origem oriental e visitaram o menino Jesus para adorá-lo e presenteá-lo.
Uma estrela de prata de 14 pontas, de gosto bastante duvidoso, marca em um piso de mármore branco o ponto em que, acredita-se, estava a manjedoura em que Jesus foi colocado assim que veio à luz. Mais famosa do que essa é uma outra estrela, que teria levado os três reis magos a Belém.
Quando a alma natural se encontra vazia e desaparece, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém: a estrela de cinco pontas brilha a partir do microcosmo através da personalidade.
Na tradição cristã, Herodes era um megalomaníaco sanguinário, que entrou em uma fúria paranóica quando encontrou três reis magos que seguiam para Belém, com presentes para o menino Jesus, e que lhe informaram sobre o nascimento de um novo rei em Israel.
No cânone religioso do cristianismo, os três reis magos eram visitantes vindos do Oriente que, guiados por uma estrela, chegaram à cidade de Belém, na Judeia. A viagem tinha como destino encontrar um menino recém-nascido de nome Jesus e reconhecer a importância da sua chegada.
Segundo a Bíblia, os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até ao estábulo onde Jesus estaria abrigado. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
É esta passagem que, na tradição cristã, faz referência à Estrela de Belém, o objeto celestial que teria guiado os Três Reis Magos até a manjedoura em que estava o menino Jesus.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.
Mago é o epíteto de Simão, aquele embusteiro, a que se faz referência nos Atos (8.9). Todavia, a palavra 'magos' tem uma honrosa significação quando é aplicada aos sábios, vindos do oriente, para procurarem o Salvador, que nascia em Belém (Mt 2). Em At 13.6,8 o termo acha-se traduzido por mágico, encantador.
Há muitos anos, em um lugar muito distante, um homem chamado Samuel fez uma profecia. Ele contou ao povo muitas coisas a respeito do nascimento de nosso Salvador.
A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização considerada Paramaçônica, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.