O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
A Tribo de Levi servia deveres religiosos particulares para os israelitas e tiveram responsabilidades políticas também. Em troca, as tribos das terras eram esperadas a dar o dízimo para os Levitas, especialmente o dízimo conhecido como o Maaser Rishon ou Dízimo dos Levitas.
Seu trabalho consistia em cuidar do ofício do culto, dos sacrifícios e da prática da adoração no tabernáculo e depois no templo, montar e desmontar as peças da Aliança, durante a peregrinação, além de guardá-las (Nm 1: 50-51).
1 Rel Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. 2 Indivíduo que exercia serviços de segunda ordem, inferior aos sacerdotes da família de Aarão. 3 por ext Indivíduo religioso; padre, sacerdote.
Uma classe inferior de sacerdotes, os levitas, faziam as tarefas braçais do templo. Aquele levita, ao menos, aproximou-se para ajudar. Ele “chegou” e viu. Pode ser que ele quisesse ajudar, mas talvez se considerasse indigno de ajudar; ele tampouco tinha o poder de salvar uma pessoa agonizante.
Os LEVITAS segundo a Bíblia - Quem foram os LEVITAS? Entenda a Historia.
Porque o levita não podia tocar em morto?
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Eram encarregados da guarda e conservação do tabernáculo e de todos os seus móveis e utensílios, embora fossem proibidos de tocar em qualquer móvel sagrado, ou no altar, enquanto os sacerdotes não os cobrissem (Nm 1.50-53; 3.6-9; 4.1-33).
Ser levita é exercer uma atividade ligada ao culto de adoração a Deus. E o termo Levita tem se popularizado como a forma como são chamados especificamente os ministros de louvor e músicos evangélicos nas igrejas.
Os levitas, da tribo de Levi, eram aqueles que foram levantados por Deus para cuidarem do santuário, do tabernáculo ou templo, organizando, colocando tudo ordem para os cultos, ritos etc. Não eram apenas músicos!
Na atualidade há um verdadeiro frenesi levítico. Uma proliferação exacerbada de gente se autodenominando “levita”. Nessa nova mania há um disfarçado e perigoso pluralismo – todas as formas, pouca verdade. Na Palavra de Deus, levita não era quem queria ser, mas quem nascia servo!
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Os levitas colocarão as mãos sobre a cabeça dos dois touros. Um deles será oferecido como oferta para tirar pecados, e o outro, como oferta que será completamente queimada para purificar os levitas. — Separe os levitas como uma oferta especial para mim, e que Arão e os seus filhos sejam os chefes deles.
E era para uma refeição coletiva de congraçamento, com todos comendo à vontade, e da qual todos da cidade participavam, os levitas, os estrangeiros, os órfãos, as viúvas e os próprios produtores. No Novo Testamento, ele foi modificado, e, no passado, a Igreja até abusou dele, mas ela evoluiu muito em tudo.
― Os sacerdotes levitas e toda a tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o SENHOR, preparadas no fogo, pois esta é a herança deles. Não terão herança alguma no meio dos seus compatriotas; o SENHOR é a herança deles, conforme lhes prometeu.
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, porque o SENHOR havia falado a Moisés, dizendo: “Somente não faça a contagem da tribo de Levi, nem levante o censo deles entre os filhos de Israel.
O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
Ser um levita é acima de tudo adorar a Deus com todo seu ser e ser fiel a ele em todo tempo. Cada atitude, cada pensamento, cada momento na vida de um levita deve ser voltado para realização da vontade do Pai.
Ser levita é receber de Deus um dom. Não só o dom de cantar mas sim o dom de louvar a Deus, de adorar com brados que rompem o céu e chegam diretamente ao trono do Pai. Quando ele louva ele sente a presença de Deus, sabe que está diante do Trono.
Os levitas músicos do Antigo Testamento, poderemos dizer que são os Ministros de Música que atuam nas igrejas evangélicas atuais, ressaltando que mesmo com menos funções não exercem com perfeição o seu ofício de levitas como no tempo do rei Davi.
Porque só os levitas podiam carregar a arca da aliança?
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
No contexto de música sacra, cantor é o vocalista e, geralmente, instrutor, em uma igreja, com responsabilidades pelo coro ou pela equipe de louvor em missa ou louvor, além de ensaios.
Os levitas obedeceram à ordem de Moisés e mataram naquele dia mais ou menos três mil homens. Moisés disse aos levitas: — Hoje vocês mataram os seus filhos e os seus irmãos e assim se consagraram como sacerdotes para o serviço de Deus, o SENHOR.