Durante os primeiros três ou quatro meses de vida, os bebês usam as duas mãos indistintamente para segurar tudo ao redor. É um cérebro imaturo, com funcionamento primário e global. Por volta dos 18 meses, começam a definir aquela lateralidade que será praticamente dominante nos próximos anos.
É comum encontrarmos algumas crianças que escrevem com as duas mãos, e neste vídeo a professora Mônica nos explica que isso não tem problema algum! 😉 A criança está em fase de adaptação e teste, portanto é completamente normal que ela escreva com as duas mãos.
Certas crianças podem ser ambidestras (utilizando as duas mãos igualmente) até os 5 ou 6 anos de idade, quando finalmente optam por uma delas. Também pode acontecer de a criança usar a mão dominante para comer, escrever e desenhar, mas a outra mão para jogar bola.
Ambidestria é a qualidade de se ser igualmente habilidoso com os membros dos dois lados do corpo. A ambidestria não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com os dois pés. A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito.
Agora, a definição plena se o pequeno é destro ou canhoto se dá por volta dos 5 anos. Nesse meio tempo, a influência do meio pode mudar a lateralidade da criança.
É errado a criança escrever com as duas mãos? (Importante) | PLOCPLAY
O que leva a criança a ser canhota?
Ser canhoto ou destro é determinado principalmente por fatores genéticos, uma vez que, se na família houver mais pessoas canhotas, será mais provável que nosso bebê seja canhoto. No entanto, aprender e influenciar o uso das mãos para atividades cotidianas impulsionará a predisposição genética ou a modificará.
Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.
É muito importante que os pais tenham paciência durante a fase em que a criança canhota aprende a escrever, sendo necessária uma atenção à sua aprendizagem e desenvolvimento, porque tanto na escola como em atividades extracurriculares é muito comum que o lado direito seja mais estimulado que o esquerdo.
Existem teorias que indicam que o canhotismo tem a ver com uma gravidez turbulenta, a idade materna ou os níveis de testosterona no organismo da mãe durante a gestação. No entanto, ninguém sabe ao certo quais fatores alteram a dominância cerebral.
Mas, se procurar no dicionário tradicional, ambicanhota é colocado como pejorativo, como ''alguém que não consegue aprender'', enquanto que, a ambidestra, é uma ''pessoa com capacidades superiores''.
Isso porque as duas mãos conseguem realizar uma tarefa como essa. Ainda assim, para a maioria da população, tarefa mais complexas podem necessitar de propriedades mais especializadas do hemisfério esquerdo do cérebro. A maioria das crianças, por exemplo, escolhe a mão direita para escrever.
Lateralidade é a predominância motora de um dos lados do corpo. Nos primeiros meses de vida, a criança é ambidestra, ou seja, tem habilidade com as duas mãos. Mais tarde, a criança começa a mostrar uma certa preferência pelo uso de uma das mãos, porém, a lateralidade só ocorre definitivamente entre os 6 e os 8 anos.
A lateralidade é determinada por volta dos 6 aos 8 anos, no entanto antes dessa fase a criança manifesta sua escolha quanto ao uso de uma das mãos. As causas que originam a lateralidade da criança ainda não apresentam uma conclusão definitiva, porém alguns cientistas sustentam a idéia da determinação genética.
A coordenação bilateral refere-se à capacidade de coordenar os dois lados do corpo ao mesmo tempo de forma controlada e organizada, por exemplo, estabilizar o papel com uma mão enquanto escreve ou corta um papel com a outra.
Pois saiba que a liderança ambidestra contribui diretamente para isso. Além de permitir um trabalho inovador e eficaz com foco nos problemas da atualidade, ela também garante a busca das melhores soluções para encontrar oportunidades e resolver os problemas futuros.
Em alguns casos as crianças acabam desenvolvendo habilidades diferentes com lados diferentes do corpo, como por exemplo usam a mão esquerda para desenhar e escrever mas escovam os dentes com a mão direita, isso é o que chamamos de Ambidestro, que ao contrário do que as pessoas pensam não possui habilidade para fazer ...
Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento.
Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.
As conexões entre os lados direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas em pessoas canhotas. Isso sugere que eles são mais eficientes para a realização de multitarefas. Alguns testes realizados pela St. Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota.
Normalmente, isso começa a acontecer a partir dos 2 anos. A médica-assistente da equipe de Neurologia Infantil do Hospital Quinta D'Or, Rosiane Fontana, dá um alerta: - Não é normal uma criança mostrar com bastante clareza a preferência por uma das mãos, praticamente não utilizando a outra.
Qual é a expectativa de vida de uma pessoa canhota?
Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.
Se você colocar uma tigela e uma colher na frente do seu filho canhoto, ele vai segurar a tigela com a mão direita (não dominante) e comer com a colher na mão esquerda (dominante). Conforme o bebê canhoto fica mais velho, você vai perceber que ele mexe alimentos ou bebidas no sentido horário.
O diagnóstico de lateralidade cruzada realiza-se a partir de um teste de lateralidade completo que avalia a mão, o olho, a perna estática e a dinâmica, a motricidade facial, as cervicais e o ouvido, com o fim de determinar o predomínio de cada lado do corpo para cada aspeto avaliado.
Essa tendência de as pessoas terem maior habilidade e conforto no uso de uma mão em detrimento das outras tarefas também é chamada de lateralidade. Outras partes do cérebro que contribuem para esta assimetria foram importantes na memória, na linguagem, no humor e em várias outras funções cerebrais importantes.