Anita Malfatti foi uma pintora do modernismo brasileiro. Suas obras apresentam traços do cubismo e do expressionismo e também paisagens e personagens típicos do Brasil.
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
O que levou a artista Anita Malfatti a desenvolver um gosto pela arte?
Para complementar a renda da família, a mãe de Malfatti passou a fazer do seu hobby – ela era pintora – uma profissão: tornou-se professora de pintura. Certamente foi ali, através da influência da mãe, que Anita começou a desenvolver seu gosto pelas artes.
Considerada como uma grande artista, a pintora já era reconhecida pela influência no Modernismo brasileiro. Dessa maneira, vendeu bastante e despertou interesse. No mesmo ano, Anita começou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie, onde se formou pela primeira vez, e lá ficou até 1933.
Ao retornar ao Brasil, em 1914, Malfatti trouxe consigo uma nova visão artística, que viria a desafiar os padrões acadêmicos e tradicionais do país. Em 1917, Anita Malfatti realizou sua primeira exposição individual, intitulada “Exposição de Pintura Moderna”, em São Paulo.
Ela tinha uma deficiência física: o braço e a mão direita nasceram atrofiados, isto é, não completamente desenvolvidos. Mas isso não a limitou – escrevia, pintava e desenhava com a mão esquerda. No início de sua vida adulta, Anita passou bastante tempo estudando fora.
Ela desejava na verdade apresentar um novo tipo de representação artística à elite em 1917. Isso explica-se de forma muito simples: Anita Malfatti tinha diversos esboços de homens nus ou semi nus. Ou seja, se ela quisesse polemizar, poderia ter feito uma exposição trazendo-os para a conservadora São Paulo de 1917.
O ato de educar é algo que Anita aprendeu com sua mãe, que também ensinava pintura como forma de sustento e ensinou o básico para a artista quando ela era criança. Além de dar aulas, fazia exposições e participou de grupos importantes da Família Artística Paulista e Sindicato de Artistas Brasileiros.
Qual a importância da Anita Malfatti para a Semana da Arte Moderna?
A imediata incorporação da pintora recém-chegada pelos jovens modernistas pode ser aferida também pelo destaque a ela concedido na programação da Semana de Arte Moderna: Anita é a maior representação individual na exposição com 12 telas a óleo, oito peças entre gravuras e desenhos.
Nessa obra, para que tal caráter se tor- nasse ainda mais potente, a artista imprimiu na figura da mulher um caráter hierático. Ela também descreve um tipo. As cores usadas por Malfatti para representar o cabelo e a pele da figura (assim como a vegetação) possuem relação direta com o real.
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, São Paulo, 1889 – idem, 1964). Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora. Uma das mais relevantes artistas brasileiras, Anita tem papel determinante na introdução da estética modernista no país.
No entanto, a crítica positiva de Sérgio Milliet sobre o trabalho de Anita Malfatti duraria pouco, a ponto de aparecer apenas em breves comentários, em outros textos da década de 1920 e da década de 1930 em diante.
Qual foi a primeira obra de arte de Anita Malfatti?
Anita Catarina Malfatti iniciou seu aprendizado artístico com a mãe, Bety Malfatti (1866 - 1952). Devido a uma atrofia congênita no braço e na mão direita, utiliza a esquerda para pintar. No ano de 1909, pinta algumas obras, entre elas a chamada Primeira Tela de Anita Malfatti.
Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida.
O Homem amarelo representa um imigrante italiano pobre que posou para a artista na época em que ela estudava no exterior, a artista comenta que o modelo sustentava 'um olhar desesperado' naquele dia.
A ideia de se retratar a “boba”, envolvia uma aposta no retratismo um tipo de reciprocidade que a sociabilidade europeia não engendraria nesse gênero, algo capaz de trazer para o campo da pintura uma teatralidade complexa e contigua a elementos ditos congeniais das vanguardas, no Brasil.
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira.
Podemos então definir a releitura, como uma atualização do olhar que se transforma, que se amplia a cada nova leitura. Releitura no âmbito do Fazer Artístico significa fazer a obra de novo, acrescentando ou retirando informações. Não é cópia. Cópia é a reprodução da obra.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".