A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Maria, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Virgem Maria, de Santa Maria, de Nossa Senhora e Mãe de Deus foi a mulher israelita de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina.
A história do homem chamado Judá restringe-se ao relato bíblico e às fontes tradicionais do judaísmo, Judá também é ancestral de José, marido de Maria, mãe de Jesus.
Quando consideramos os dados arqueológicos advindos de Nazaré, publicados pelo [pesquisador britânico] Ken Dark agora em 2020 e em 2021, Maria bem como seu filho Jesus eram judeus de características tradicionais, alinhados ao templo de Jerusalém", diz o historiador. "Possivelmente uma família camponesa.
Como Maria, da Tribo de Judá, Pode Ser Prima de Isabel, Levita?
Qual era o povo de Jesus?
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
José, descendente de Abraão, da linhagem do rei Davi, é escolhido por Deus para ser esposo de Maria e cuidar do menino Jesus. Foi na cidade de Nazaré, na Galileia, que o carpinteiro, homem trabalhador e humilde, cumpriu a sua missão.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Quantos anos tinha Maria, mãe de Jesus, quando engravidou?
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
O povo de Israel não deve perder uma das suas doze tribos. Temos de achar um jeito de a tribo de Benjamim não acabar. Porém não podemos deixar que eles casem com as nossas filhas. Eles falavam isso porque o povo de Israel havia amaldiçoado quem deixasse um benjamita casar com a sua filha.
Segundo a Lei de Moisés “Todas as mulheres que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita, tomarão marido na tribo paterna, a fim de que cada israelita conserve o patrimônio de família” (Nm 36,8) Ver também Nm 36,1-13. Assim parece-nos então que Maria Santíssima era mesmo da Tribo de Judá, como seu marido São José.
Sim,Maria descende de Judá Lc 3:33 (lembre que Lc 3:23-33 dá a genealogia de Jesus através de Maria, pois o Heli de v. 23 foi sogro de José, marido de Maria, sogros podendo ser chamados de pais.)
Quem foram os antepassados de Maria, mãe de Jesus?
Sabe-se, pelos padres da Igreja Oriental Epifânio e Gregório de Níssa, que citam em diversos estudos o Proto-Evangelho de Tiago (obra apócrifa), que Santa Ana era mãe de Maria de Nazaré, esposa de São Joaquim e avó de Jesus.
5) De fato, a Maria que é chamada mãe de dois deles, Tiago e José (cf. Mt 27, 56; Mc 15, 40.47; Lc 24, 10), é chamada também irmã de Maria, Mãe de Jesus (cf. Jo 19, 25), como já foi dito antes.
A ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano; que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, no qual este corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma. Seu túmulo foi encontrado vazio no terceiro dia.
Davi até então era apenas, de acordo com a tradição bíblica, um jovem de bela aparência, pastor das ovelhas de seu pai Jessé (I Sm 16,11-12), filho um dos membros mais pobres da tribo de Efraim (I Sm 18,18), que vivia em Belém de Judá (I Sm 17,12).