Os cidadãos, por sua vez, buscavam proteção nos espíritos domésticos, chamados lares, e nos espíritos dos antepassados, os penates, aos quais rendiam cultos dentro de casa. Júpiter era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus.
O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses, como, por exemplo, Júpiter, pai dos deuses; Marte, deus da guerra, ou Minerva, deusa da sabedoria e da justiça. Em honra desses deuses eram realizados festivais, jogos, sacrifícios e outras cerimônias.
Os deuses romanos eram figuras mitológicas veneradas na antiga Roma. Entre os principais deuses romanos, destacam-se Júpiter, equivalente a Zeus na mitologia grega e considerado o rei dos deuses, e Vênus, associada a Afrodite, deusa do amor e da fertilidade.
Qual era a religião dos romanos na época de Cristo?
A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.
Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite. Na era romana, seria a vez de Afrodite ser a influência, dando origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.
Tudo sobre as colunas gregas | Dórica, Jônica e Coríntia
Quem era o deus dos romanos antes de Cristo?
Júpiter era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus. Filho de Saturno e Cibele, foi doado pela mãe ao nascer para as ninfas da floresta em que o havia parido, para que não recebesse o mesmo castigo dos outros irmãos , do pai, que não queria dividir seu mando com nenhum rival.
Segundo os Evangelhos, Jesus foi preso pelos romanos, sob a acusação de conspirar contra o Império. Torturado, foi condenado à morte e crucificado no ano de 33, a mando do procurador romano Pôncio Pilatos.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.
O cristianismo, no período do Império Romano, foi um processo de grandes mudanças de crenças, costumes e cultos, que envolveu reis, nobres, súditos e a soberania da igreja. A conquista dos pagãos estava relacionada às mudanças sociais, a ações políticas e econômicas.
Assim, em 313, o próprio imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. Oitenta anos mais tarde, a história inverteu-se completamente.
Posídon (em grego clássico: Ποσειδῶν; romaniz.: Poseidōn), também conhecido como Poseídon, Poseidon, Posidão, Posêidon ou Possêidon, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno, possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns.
A perseguição aos cristãos no Império Romano foi realizada pelo estado e também pelas autoridades locais de forma esporádica e ad hoc, muitas vezes aos caprichos das comunidades locais. A partir de 250 d.C, a perseguição em todo o império ocorreu como conseqüência indireta de um edito do imperador Décio.
Qual era a religião dos romanos na época de Jesus?
A Religião da Roma Antiga era o Politeísmo. Os romanos adoravam vários deuses de origens variadas, graças ao contato com outras populações itálicas (sabinos, latinos, etruscos, etc.) e também com outros povos estrangeiros (divindades egípicias, gregas, persas, etc.).
O cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano através de ato instituído por Teodósio. Para evitar a decadência de seu império, Constantino dividiu-o em ocidental, cuja capital era Roma, e oriental, mais conhecido como Império Bizantino, do qual Constantinopla era a capital.
Segundo o pesquisador, a criação de uma figura foi usada como propaganda pelos romanos para acalmar os povos sob seu domínio. "As facções de judeus na Palestina da época, que aguardavam por um messias guerreiro profetizado, eram uma constante fonte de insurreição violenta durante o primeiro século", diz o historiador.
O original dos termos Senhor e Deus, como aparecem no Velho Testamento, era Yahveh ou Adonai; e o Ser divino designado por esses nomes sagrados era, como, demonstrado pelas Escrituras citadas, Jesus, o Cristo.
Quem foi Afrodite? Afrodite foi uma deusa que fez parte da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerada a deusa do amor, da beleza, do desejo, da fertilidade e de tudo o que se relacionava com a sexualidade humana.
Conheça um pouco mais sobre Zeus, o maior de todos os deuses da Grécia Antiga, que os romanos chamavam de Júpiter, nome do maior de todos os planetas do Sistema Solar. Zeus derrotou o próprio pai, o titã Cronos (que significa “tempo” em grego), e assumiu seu trono depois de tirar a sorte com os irmãos Poseidon e Hades.