Qual era a melhor forma de governo para Platão?
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.Qual o modelo de governo ideal proposto por Platão?
A melhor forma de governo, sugere Platão, é a aristocracia.O que Platão fala sobre o Estado?
Para Platão o Estado justo só é possível com pessoas educadas. Para Platão somente o melhor guardião deverá governar o Estado. São necessárias soberanas virtudes guerreiras e pacíficas. O exercício do poder supremo está condicionado ao fato de uma educação perfeita.Qual é o Estado ideal para Platão?
Na obra A República, Platão expõe sua concepção de sociedade, de política e de arte. Platão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente.Política para Platão - Brasil Escola
O que é Estado ideal?
O Estado ideal, segundo Platão, é composto por três classes. A estrutura econômica assenta na classe mercantil. Segurança, em soldados. E a liderança política deve ser assumida pelos reis-filósofos.Como seria a cidade ideal para Platão?
A cidade ideal de Platão, descrita em sua obra "A República", é baseada na busca pela justiça, na harmonia social e na realização da virtude. Ela reflete seu idealismo filosófico, no qual as ideias transcendentes e a busca pelo Bem supremo são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Qual o modelo ideal de governante para Platão?
Ao concluir, Platão resume a discussão e reafirma as condições que, por natureza, são necessárias ao futuro filósofo-governante: ter uma boa memória; ser rápido para adquirir conhecimento; ser capaz de pensamentos grandiosos; ser dotado de elegância ou graça no pensar; ser amigo da verdade, da justiça, da coragem e da ...Qual era a política de Platão?
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.Qual o modelo político que Platão sustentava?
Platão descendia do grande legislador Sólon e era parente Cádimes e Crítias[2], tiranos que assumiram o poder em Atenas. No modelo aristocrático ateniense, o governo era exercido diretamente pelos cidadãos reunidos na assembléia.Porque Platão não gostava da democracia?
Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.Qual a principal crítica de Platão ao governo?
Em suma, Platão criticava a democracia por acreditar que ela não era capaz de garantir um governo justo e estável, e via a relação entre democracia e justiça como problemática devido à falta de conhecimento e sabedoria dos governantes democráticos.Quais as cinco formas de governo descritas por Platão?
Conforme pudemos observar no trecho acima, Platão, em seu diálogo, enumera aquelas que seriam suas quatro formas de governo inferiores, na ordem da melhor para a pior: timocracia, oligarquia, democracia e tirania.Quem deve governar segundo Platão?
Para o filósofo Porter, há algo mais a destacar. Embora a ideia de ser governado por aristocratas nos cause ruído, no fundo o que Platão queria era uma liderança de pessoas desinteressadas em prazeres vazios, porque assim seriam incorruptíveis e, graças à sua educação, tomariam decisões acertadas, almejando a virtude.O que é Estado para Platão?
É no Estado, ou seja, no consórcio político dos homens, que, segundo Platão, podem realizar-se as supremas exigências da vida moral.Quais são as formas de governo que Platão criticou?
Para ele, a tirania, a oligarquia e a democracia são governos "viciados" e a tirania o pior deles, o que mais se afasta da república.Quais as formas possíveis do Estado para Platão?
Perceba como ele colocou a Tirania como a consequência ruim de uma Monarquia. A Oligarquia, como o desvirtuamento da Aristocracia. E, um sistema de Anarquia como a consequência ruim da Democracia.Em que o Platão acreditava?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.O que Platão fala sobre a política?
Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.Qual é a forma de governo ideal proposta por Platão em sua obra "A República"?
Não só isso: na República de Platão, Sócrates aponta que essa democracia, uma "forma agradável de anarquia", por sua vez, como qualquer outro regime, entraria em colapso devido às suas próprias contradições.Qual a ideia de justiça para Platão?
3 A Justiça em PlatãoO filósofo apresenta que a justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito. A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus próprios interesses e pune a quem lhe desobedece.