"Deus, Pátria e Família: A trilogia da Educação Nacional", parte da série A Lição de Salazar, distribuída nas escolas portuguesas durante o Estado Novo.
Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".
Qual foi a principal ideologia do fascismo italiano?
Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia.
Nesse momento, Mussolini advogava pelas ideias que a ascensão dos trabalhadores deveria acontecer pelo uso da força e pela via revolucionária e tornou-se um dos grandes nomes que defendiam o antinacionalismo e antimilitarismo da Itália.
O fascismo na Itália foi um período em que esse país foi governado por um partido político conservador, radical e de extrema-direita, de 1922 e 1943, embora tenha se sustentado no poder, de alguma forma, até 1945. O fascismo surgiu, em 1919, como uma organização paramilitar, transformando-se em partido em 1921.
Na imagem, ao fundo, lê-se "Deus, pátria e família". No Brasil, tal lema reunia as propostas da Ação Integralista Brasileira, um movimento conhecido como o "fascismo brasileiro", que foi fundado em 1932.
Mussolini desenvolveria uma atitude anticlerical e se declarou ateu. Ele desafiaria Deus para provar sua existência e considerou Jesus como ignorante e louco, consideraria a religião uma forma de doença mental que merecia tratamento psiquiátrico e acusou o cristianismo de promover resignação e covardia.
Mussolini, ao contrário da caricatura que Chaplin fez dele em O Grande Ditador, não era nenhum bocó. Falava cinco línguas, leu Hegel e Nietzsche e, enquanto diretor do Avanti!
Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.
Qual a ligação do Palmeiras com o fascismo italiano?
“O Palmeiras não é um clube de raízes fascistas.
“O que a gente chama de fascismo histórico, que foi o regime que governou a Itália a partir dos anos 20, liderado pelo Benito Mussolini, a ideologia que sustentava esse governo não existia. O contexto de formação do Palestra Itália é anterior a isso tudo”.
Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita?
Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita que dominou um país europeu: ele era uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Qual é o significado da frase tudo para o Estado nada contra o Estado nada fora do Estado?
A frase de Mussolini reflete uma das definições do Fascismo: que o regime totalitário não é só um sistema de governo; ele é também um sistema de pensamento. O líder fascista não quer ser só um homem, seu objetivo é transcender o indivíduo e se transformar em um ícone, em um ser mítico.
Constitui-se de um feixe de varas de bétula branca, simbolizando o poder de punir, amarradas por correias vermelhas (fasces), símbolo da soberania e a união. Muitas vezes o feixe é ligado a um machado de bronze, que simboliza o poder de vida e morte.
Richard Bosworth, biógrafo de Mussolini, estima que pelo menos 1 milhão de pessoas morreram por causa das políticas do ditador. Foram "líbios, etíopes, habitantes da ex-Iugoslávia e, depois de 1943 [ano em que o regime terminou], milhares de judeus italianos".
Todavia, quando teve início a Primeira Guerra Mundial, Mussolini passou a divergir com os outros membros do partido porque defendia a entrada do então Reino da Itália na guerra e queria deixar isso claro como posicionamento do partido por meio do jornal.
O italiano é um idioma de origem latina, mais precisamente originada do dialeto falado na Toscana (região central da Itália). O italiano é, naturalmente, o idioma oficial da Itália e é falado também em diversas partes do mundo, como Suíça, Vaticano, San Marino, Estados Unidos e, até mesmo, no Brasil.
Qual foi a relação de Mussolini com a Igreja Católica?
As relações com a Igreja Católica ainda eram ruins, mas Mussolini sabia que negociar com a Igreja Católica poderia ser algo positivo para a reputação do regime.
Como Benito Mussolini era chamado por seus seguidores?
Duce é uma palavra no italiano que significa “líder”. No contexto do regime fascista, era a palavra utilizada para fazer referência ao líder do Partido Fascista, Benito Mussolini.
Já no idioma italiano é fascio. Em ambos idiomas o significado é “feixe”, que retrata a ideia do principal símbolo do fascismo – um feixe de varas enroladas em um machado. Na Roma Antiga existia um instrumento chamado de fascio ou fascio littorio, que era exatamente um machado entrelaçado com varas de madeiras.
Quem era o presidente da Itália na Segunda Guerra Mundial?
Até então, a Itália estava sob o regime ditatorial e fascista de Benito Mussolini, que se alinhava aos interesses de Hitler. Após a derrota alemã em Stalingrado, Mussolini foi derrubado – a Itália então declarou guerra à ex-aliada Alemanha e se uniu à oposição.