BUSHIDO (武士道; 武士 = Guerreiro, 道 = Caminho) : "O Caminho do Guerreiro" era o código de honra e ética dos samurais. O Bushido surgiu e se consolidou juntamente com a história dos samurais, durante os períodos Heian a Tokugawa.
Os samurais possuem um código de conduta muito valioso para os japoneses. O seu principal lema é “viva o presente sem medo” e, segundo o Modo do Guerreiro, um verdadeiro samurai vive se conhecendo diariamente.
O Bushido, ou “o caminho do guerreiro”, era um código de conduta adotado por parte dos samurais. Coragem, compaixão, obediência, honra, benevolência e retidão eram alguns dos valores presentes no Bushido. O Bushido foi fortemente influenciado pelo budismo, xintoísmo e confucionismo.
O Bushido (literalmente: "o caminho do guerreiro") foi criado para acalmar a violência cotidiana do treinamento e da vocação do samurai na forma de um código moral de conduta pelo qual eles poderiam se guiar. O samurai desenvolveu esse código para evitar se desviar do caminho correto.
Perfeição. Lealdade. Estas são algumas das palavras associadas aos Samurais, a classe guerreira do Japão feudal e até hoje, sua influência é sentida no modo de viver e de pensar do povo japonês. o país por quase oito séculos (século VIII ao XIX).
As principais virtudes do Bushido são Justiça ( GI ), Coragem ( YUU ), Benevolência ( JIN ), Educação ( REI ), Sinceridade ( MAKOTO ), Honra ( MEIYO ) e Lealdade ( CHUUGI ).
O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi (1584—1645), um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento.
Na Gracie Kore, sempre falamos do Código 753, que reúne as qualidades do equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Inspirado no código de conduta dos samurais 🇯🇵, ele foi organizado pelos irmãos Valente, seguindo a metodologia difundida por Carlos e Hélio Gracie.
É um Código que leva em consideração a Cultura Marcial, mas que pode ser aplicado a vida de qualquer pessoa, trazendo resultados extraordinários para o Desenvolvimento Pessoal.
No Japão feudal, as mulheres samurais, conhecidas como Onna Bugeishas, eram treinadas na arte de manejar a naginata e a adaga kaiken para proteger seus lares.
O termo xógum representa o título oficial do governante militar nacional do Japão, designado pelo imperador. No Japão feudal, que se estendeu do início dos anos 1600 até o final do século XIX, os xóguns eram nomeados como uma linha de governadores militares até a Restauração Meiji.
Séculos atrás, no ano de 1185, duas grandes famílias do Japão travaram uma terrível luta que ficou conhecida como a batalha de Dan-no-Ura. Ao final, o clã Genji comemorou a vitória sobre o clã Heike.
Miyamoto Musashi (1584 – 1645) foi um espadachim invicto que, com sua vida e obra permeados de genialidade estratégica e questionamentos filosóficos baseados na prática de artes marciais, virou um ícone da história e da cultura japonesa, inspirando numerosas obras literárias e cinematográficas.
Eles eram responsáveis por defender as terras dos senhores feudais e proteger o imperador do Japão. Em japonês, a palavra samurai significa aquele que serve. Quando surgiram, os samurais tinham a função de coletar os impostos.
No entanto, em 1877, após a perseguição sistemática dos samurais no novo governo, liderou a Rebelião Satsuma, que seria o último conflito encabeçado pelos samurai na história japonesa. Takamori é considerado como o último samurai verdadeiro.
Com as reformas introduzidas pelo governo Meiji no final do século 19, os samurais perderam o direito de portar espadas — consideradas a alma do guerreiro — e deixaram de existir como classe social. Parecia não haver mais lugar para eles num país em rápida ocidentalização.
O Código Bushido governou a vida de nobres guerreiros e samurais muitos séculos atrás. E só muito recentemente o código foi refinado e ajustado para o século 21, permitindo que qualquer pessoa que o entendesse alcançasse sucesso e riqueza, e uma vida de equilíbrio.
O Código DARF 1734 desempenha um papel vital na engrenagem tributária brasileira, conferindo uma identidade específica a determinados tributos federais. Sua importância transcende a mera enumeração, refletindo a organização e a transparência necessárias para um sistema tributário eficaz.
Sendo o clã mais poderoso, os Fujiwara governavam o Japão e determinavam os negócios gerais do Estado, assim como a sucessão no trono. Assuntos privados e públicos foram completamente misturados, um padrão seguido entre outros Clãs, Mosteiros e até mesmo na Família Imperial.
Na revanche, Gonnosuke usou uma nova arma, o jô, um bastão de madeira, e derrotou Musashi. Os dois teriam se tornado amigos desde então. O mais célebre duelo de Musashi foi contra outro espadachim de renome, Sasaki Kojiro, e ocorreu em 14 de abril de 1612, em Funajima, uma ilhota na região de Kyushu, no sul do país.