O livro de Jeremias contém as profecias, as advertências e os ensinamentos que fizeram parte do ministério do Profeta Jeremias ao reino de Judá, ao sul.
Deus espera de Seu enviado, destemor e comprometimento fiel com essa dupla missão profética, a saber: denunciar as injustiças e a exploração dos pobres e anunciar “um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). Por ser fiel a Deus em sua missão, Jeremias foi duramente perseguido.
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
Quantos anos Jeremias foi chamado para o ministério?
Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).
Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.
Quem Foi Jeremias? A História do Profeta Jeremias na Bíblia
Quanto tempo durou o Ministério do profeta Jeremias?
Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes e pregou ao reino de Judá por aproximadamente 40 anos, “pregando contra a idolatria e a imoralidade” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Jeremiah”).
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Por que Deus proibiu Jeremias de casar e ter filhos?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
"A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural." Comentário ...
Quantos anos tinha Jeremias Quando o senhor falou com ele?
Jeremias foi um profeta que viveu durante um período conturbado no Reino do Sul de Judá. Nascido em Anatote e criado em um ambiente de idolatria e apostasia, ele foi chamado por Deus para ser profeta aos 13 anos de idade, mesmo resistindo devido à sua juventude e falta de confiança.
Arrancar e destruir, construir e plantar: a vocação de Jeremias. Convido o leitor para uma viagem ao passado. Uma volta, no tempo, de uns 2600 anos. Primeira parada: Jerusalém, ano 605 a.C.
Exerceu a missão profética entre os anos 625 a 585 a.C. aproximadamente. De família sacerdotal, ligado aos levitas do Norte, grupo que se caracteriza pela fé no Deus do êxodo e da vida. Apesar de ser filho de sacerdote, Jeremias não poupou críticas contra o templo, o culto e os sacerdotes.
Eis um dos textos chaves deste livro: Jeremias 7:23-24. Como ele é útil ainda hoje para as nossas vidas! "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu te mandar, para que você vá bem".
Quem foi a pessoa que começou a escrever o livro de Jeremias?
Acredita-se que o livro tenha começado a ser escrito por volta de 605 a.C., quando Jeremias, preso, começa a ditá-lo a seu secretário Baruc (36:1.2.4), no quarto ano do reinado de Jeoaquim, quando iniciou-se efetivamente o ministério do profeta, e Deus teria lhe ordenado que escrevesse suas experiências num rolo.
Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.
Quantos anos tinha Jeremias quando começou seu ministério?
Em vez disso, Deus escolheu esse homem de inegável coragem para falar com o povo de Judá, em nome do Senhor – embora eles não quisessem ouvir. Jeremias tinha quase vinte anos de idade quando começou a profetizar, e ele continuou no cargo para o resto de sua vida adulta, cerca de quarenta anos ou mais.
Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo.
Jeremias foi um profeta sensível ao sofrimento de seu povo, mas incompreendido por causa de sua visão além do tempo. Homem de profunda piedade e de crise, optou por não se casar para dedicar-se ao profetismo, entre os anos de 626 e 587 a.E.C., em Jerusalém.
A mãe de sete filhos desmaiou e está ofegante. Para ela o sol se pôs mesmo quando o dia não havia ainda terminado; ela foi grandemente envergonhada e humilhada. Agora, pois, entregarei os sobreviventes à espada na presença dos seus inimigos!” Oráculo de Yahweh.
O rei Jeoaquim, no entanto, mandou ao Egito um grupo de homens liderados por Elnatã, filho de Acbor, para prender Urias. Esse grupo prendeu o profeta e o trouxe de volta a Jerusalém, onde foi entregue ao rei, que o matou sem piedade, atravessando seu corpo com uma espada.
O profeta Jeremias anunciou a queda de Judá antes mesmo da invasão de Nabucodonosor. Ele alertou a todos que um grande mal viria e transformaria tudo em caos, além do exílio de 70 anos do povo hebreu na Babilônia.