A Casa de Contratação (em castelhano "Casa de Contratación") foi uma empresa monopolista estatal espanhola. Tinha como função administrar as atividades comerciais espanholas no Novo Mundo e a arrecadação de impostos, para melhor controlar o comércio colonial.
Qual era a função da Casa de Contratação da América?
A Casa de Contratação, situada em Sevilla, Espanha, possuía um sistema de administração e controle das mercadorias que chegavam das colônias e de outras regiões do mundo.
O que eram a Casa de Contratação e o Conselho das Índias?
O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o “sistema de porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial.
Qual era a importância da Casa de Contratação para o desenvolvimento dos interesses da política metropolitana espanhola na América?
A função da casa de Contratação de Sevilla foi de grande importância para a expansão marítima espanhola, tanto em razão do controle comercial quanto pelo desenvolvimento técnico.
Qual foi o principal objetivo da colonização espanhola?
Após a conquista era preciso ocupar o território americano. Afinal, os reis precisavam dominar mais regiões e mercados para legitimar sua existência. Igualmente, se queria expandir a fé católica. O poder político garantia a difusão da fé, enquanto a Igreja Católica legalizava a apropriação dos territórios.
Colonização Espanhola # Aula 04 # A Casa de Contratação e o Conselho das Índias.
Qual foi o objetivo principal da colonização?
A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.
Os principais objetivos consistiam na acumulação de riquezas, expansão territorial, conversão religiosa e consolidação do domínio colonial em nome da Coroa espanhola.
Qual o objetivo da criação da Casa de Contratação?
A Casa de Contratação (em castelhano "Casa de Contratación") foi uma empresa monopolista estatal espanhola. Tinha como função administrar as atividades comerciais espanholas no Novo Mundo e a arrecadação de impostos, para melhor controlar o comércio colonial.
Qual era a função da Casa de construção na América Espanhola?
As casas de contratação eram estabelecimentos predestinados a controlar a atividade comercial, o trânsito de pessoas e as expedições entre a Espanha e a América.
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.
Seu objetivo maior, exercer o monopólio na exploração e na navegação do comércio com as Américas e a África Ocidental, só poderia ser alcançado com a invasão, a ocupação militar e a exploração comercial das colônias portuguesas e espanholas. A Companhia das índias Ocidentais não tinha apenas objetivos comerciais.
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.
O Conselho das Índias era responsável pela produção de recomendações sobre as medidas a tomar nas possessões americanas, cabendo ao rei consultá-las. Os vice-reis de Nova Espanha e Peru eram os representantes maiores do monarca em território americano.
Casa (do latim casa), residência ou moradia é, no seu sentido mais comum, um conjunto de paredes, cômodos e teto construídos pelo ser humano com a finalidade de constituir um espaço de habitação para um indivíduo ou conjunto de indivíduos para que estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (como a chuva, o ...
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
A função essencial das audiencias consistia em revisar as sentenças dos alcaldes ordinários, alcaldes mayores, corregidores, gobernadores e tribunais inferiores. As suas decisões eram inapeláveis em matéria criminal.
A mita consistia em um trabalho compulsório, ou seja, os indígenas trabalhavam para os espanhóis de maneira forçada, mas recebiam algo em troca, e essa troca recebia o nome de encomienda, onde os indígenas recebiam catequese e alimentos.
Os vice-reinados eram as áreas onde os espanhóis conseguiam explorar metais preciosos ou os locais que possuíam áreas de forte comércio. Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.
Qual era o principal objetivo da colonização espanhola na América?
Teve início durante a era do mercantilismo, quando Espanha e Portugal lideraram as Grandes Navegações. Os principais objetivos da colonização espanhola eram a obtenção de riquezas, exploração mineral, agricultura e comércio com a Metrópole.
Sistema de porto único: Era a organização da circulação entre a colônia e a metrópole. Baseava-se na ideia de que todos os navios sairiam da Espanha apenas pelo Porto de Cádiz e chegariam nas colônias em apenas três portos: Colômbia, México e Panamá.
Quantos e quais eram as capitanias gerais da América Espanhola?
A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.
A casa de contratação foi criada em 1503 para administrar as terras que formavam os domínios espanhóis, era a instituição que supervisiona as relações marítimas e comerciais entre a metrópole e a colônia. Cuidava também da cobrança de impostos e da aplicação das leis espanholas.
Qual era o objetivo dos espanhóis com as grandes navegações?
Enquanto os portugueses exploravam o litoral africano indo à direção às Índias, os espanhóis lutavam para reconquistar seus territórios na península Ibérica perdidos para os árabes.
Qual foi o principal objetivo da expansão marítima espanhola?
Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.