Qual era o objetivo do programa de rádio A Hora do Brasil?
Já no caso do programa Hora do Brasil, o civismo era um de seus objetivos e, através de sua programação, deveria apresentar músicas, peças de rádio, teatro, discursos, entre outros, que incentivassem o civismo no Brasil.
Qual era o papel do rádio durante a Era do rádio no Brasil?
No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.
O objetivo é levar informação jornalística diária dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a todos os cantos do país. A "Voz" começou a ser veiculada no dia 22 de julho de 1935, no governo de Getúlio Vargas.
A partir da década de 1930, o presidente Getúlio Vargas estabeleceu regulamentação específica para os diversos setores de produção cultural e o rádio passou a ser utilizado como meio de propaganda ideológica. Também dele se fez uso para difundir a ideologia do Estado Novo.
O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História. Diariamente, em quatro horários: 1h, 6h50, 13h20 e 20h.
Direita mostra força a poucos meses das eleições municipais
Qual era a função do programa A Hora do Brasil?
Criado pelo governo federal em 1938, pelo Departamento Nacional de Propaganda, o DNP (que se transformaria em DIP em 1939), o programa tinha por objetivo difundir os projetos e propostas do governo através de um noticiário que exaltava a figura do presidente Vargas.
Qual a relação entre A Voz do Brasil é a Hora do Brasil?
A Voz do Brasil é um programa de rádio criado por Armando Campos para dar popularidade a Getúlio Vargas, seu amigo. Já foi chamada como Programa Nacional, mas de 1938 até os anos 70 era chamada de A Hora do Brasil.
Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Qual foi a importância do rádio para a sociedade brasileira?
Desde a sua invenção, o rádio tem sido uma das formas mais poderosas de mídia, conectando pessoas de diferentes origens e culturas. Ao longo dos anos, o rádio tem desempenhado um papel fundamental na vida das pessoas, fornecendo informação, entretenimento e um senso de comunidade.
Por que a chegada do rádio foi tão importante para os brasileiros?
Por meio desse aparelho, milhões de pessoas tiveram acesso a notícias, músicas, radionovelas, programas humorísticos, esportivos e de variedades. Tudo numa velocidade jamais imaginada. Cantores e compositores encantavam multidões de norte a sul.
Criado em 1935 pelo então presidente Getúlio Vargas, tornou-se de transmissão obrigatória para todas as emissoras em 1938, durante o regime do Estado Novo. Em 2015, o horário foi flexibilizado, e A Voz do Brasil passou a poder ser transmitida entre as 19h e as 23h.
Em 3 de janeiro de 1938, o Programa Nacional é renomeado para Hora do Brasil, e passa a ser retransmitido obrigatoriamente por todas as emissoras do país, entre 19h00 e 20h00, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo.
Qual foi o papel do rádio na vida brasileira durante a Era Vargas?
Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, 1930 a 1945, o Rádio exerceu papel relevante para as in- tenções do governo. Além de ter sido empregado como ferramenta política, o Rádio pode ter contribu- ído para que a percepção do tempo dos acontecimen- tos fosse abreviada.
Como Vargas utilizou o rádio durante o Estado Novo?
No período do Estado Novo, o rádio era o principal meio de comunicação do Brasil, e o DIP soube explorá-lo para divulgar a ideologia do governo. O órgão incentivou o uso do rádio em todo o país e criou um programa conhecido como “Hora do Brasil”, no qual eram noticiados os feitos do governo.
Era do Rádio (Old-time radio ou Golden Age of Radio, em língua inglesa) é o período que, nos Estados Unidos e outros países, compreendeu os anos de sucesso das emissoras de rádio. Nos EUA foram as décadas de 20 e 30, enquanto no Brasil o auge desse meio de comunicação ocorreu nos anos 40 a 50 do século XX.
A história do rádio no Brasil começa com a primeira transmissão no país, que ocorreu em 1923 e foi feita por Edgard Roquete Pinto e Henry Moriza. Dessa forma, o acontecimento ocorreu na Exposição do Centenário da Independência. Durante o evento, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.
Ao longo dos 100 anos de sua existência no Brasil, desde 1922, o rádio mostrou-se um veículo relevante, capaz de informar, entreter e conectar a população. Mesmo com avanços tecnológicos e o surgimento de novas mídias, as rádios regionais desempenham um papel importante na promoção da cultura local.
Quando foi a primeira transmissão de rádio no Brasil?
Primeira transmissão oficial, em 1922, marcou o início do rádio no Brasil. No dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio. Nessa data, foi veiculado o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.
Desde sua invenção, o rádio caracteriza-se como veículo de grande alcance, interatividade e influência, desempenhando um papel fundamental no lazer, na informação e na formação de opinião das pessoas.
A década de 1940 marcou o início de um novo tempo no rádio brasileiro. Foi uma época tão importante que anos mais tarde foi batizada como a Era de Ouro. A música erudita deu espaço ao popular, enquanto os programas feitos de modo amador se profissionalizaram.
Qual foi a importância do rádio para a sociedade na primeira metade do século 20?
Resposta: A influência no Rádio na formação da identidade nacional brasileira na metade do século XX. ... Em 1922, é tida como a primeira irradiação oficial a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Centenário da independência do Brasil.
Qual era a relação entre o programa Hora do Brasil e o governo de Vargas?
A partir de 1942, o “Hora do Brasil” se direcionou aos trabalhadores e Vargas fazia a sua tradicional saudação: “Trabalhadores do Brasil”. Em 1962, o programa mudou de nome novamente e passou a se chamar “A Voz do Brasil”, como é até hoje.
O programa surgiu em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional e divulgava apenas os atos do Poder Executivo. Em 1938, passou a se chamar Hora do Brasil e sua veiculação tornou-se obrigatória.
A retransmissão do programa A Voz do Brasil é obrigatória. Diariamente, emissoras de rádio devem veicular o conteúdo no horário entre 19h e 22h, exceto aos sábados, domingos e feriados.