Alguns escritos judaicos clássicos enfatizam os aspectos de crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros. Uma tradição rabínica, exposta na Misná, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão.
A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.
Quais eram as imoralidades sexuais de Sodoma e Gomorra?
Sodoma e Gomorra legaram o termo sodomia, usado para descrever pejorativamente o ato sexual anal, hetero e homossexual, podendo se estender ao coito com animais e crianças1. Ambas, acredita-se, destruídas em função exclusiva da homossexualidade dos seus habitantes.
Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.
Segundo o relato bíblico (Genesis 18: e Genesis 19:), as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas, dentre os quais a tentativa de estupro a dois anjos do Senhor.
Sodoma e Gomorra, as cidades que conheceram a Ira de Deus
Qual foi o pecado de Ló?
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, com ele tiveram relações íntimas. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto. Essa hipótese está dando o que falar. Um dia qualquer, 3,6 mil anos atrás, um asteroide se dirigia à Terra a 61 mil quilômetros por hora.
O que aprendemos com a destruição de Sodoma e Gomorra?
A lição desta semana tem como título “A Destruição de Sodoma e Gomorra”. Seus alunos aprenderão que a desobediência e a rebelião contra Deus resultam em juízo. Isso significa que há pessoas que, infelizmente, rejeitam a misericórdia de Deus e se colocam de forma orgulhosa diante de Deus (cf. 2 Ts 2.11, 12).
Infelizmente, Ló não agradeceu o livramento de Deus e outra vez fez a escolha errada, voltou com sua família para Sodoma. O fim da história de Ló termina com um registro muito triste de uma relação incestuosa dele com suas filhas. Pais que fazem escolhas erradas influenciam os filhos aos padrões mundanos (Gn 19.30-38).
O clamor sodomita é o clamor do pobre desempregado e do negro chacinado; é o clamor do camponês que mal tem o que comer enquanto seu suserano engorda bois.
É no livro de Deuteronômio - que encontra-se no velho testamento -, mais precisamente no capítulo 29 versículo 23, que a passagem diz que toda terra será como um deserto abrasador de sal e enxofre, onde nada que plantar brotará ou crescerá, assim como as cidades de Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim que foram destruídas ...
Embora Ló tenha conseguido escapar de Sodoma e Gomorra antes que fossem destruídas, alguns membros de sua família tinham-se acostumado com a iniqüidade dessas cidades.
Cidade mencionada no Livro bíblico do Génesis. À semelhança de Gomorra, é uma cidade corrupta da antiga Palestina que Deus destrói. A cidade é usada para representar o castigo de um povo que não se arrepende de pecados como a presunção e a homossexualidade.
E isso então apoiou a ideia de que esta era uma fonte externa de energia, como um meteoro — Explica Mitra. Conforme um trecho da Bíblia, no livro de Genesis, as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas.
Mateus 10:15-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhes digo a verdade: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor que essa cidade. “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.
As Sagradas Escrituras contam que o Senhor poupou a família de Abraão enviando dois anjos à casa de Ló, seu sobrinho, que habitava a região a ser destruída. Eles o orientam a deixar a cidade, junto com sua família. “Então o Senhor fez chover enxofre e fogo desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra” ( Gn 19, 24).
MONTE SODOMA, Israel (Reuters) - Pesquisadores israelenses afirmaram ter descoberto a maior caverna de sal do mundo perto do local árido em que, segundo a Bíblia, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal.
Yahweh, o próprio Deus, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim Ele destruiu completamente aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e toda a vegetação ao redor. Gênesis 19.
O final da história é feliz e triste ao mesmo tempo. Na verdade, não havia dez justos em Sodoma, mas apenas Ló, sobrinho de Abraão e sua família, totalizando quatro pessoas. E esses foram resgatados pelos anjos do Senhor e escaparam da purificação que a justiça divina fez acontecer.
Foi nesse ponto que a Bíblia diz que a mulher de Ló olhou para trás e convertida em uma estátua de sal. Ela desobedeceu a ordem expressa pelo Senhor através de seus mensageiros. Ela preferiu deixar de olhar para frente e contemplar a salvação de sua vida, para olhar para trás e contemplar destruição e a morte.
Ele chegará a oferecer as próprias filhas para evitar que os anjos sejam estuprados pelos sodomitas na novela bíblica da Record. Os seres angelicais serão enviados por Jesus (Dudu Azevedo) até o reino de Bera (Charles Paraventi) para confirmar se os rumores sobre a cidade do pecado são verdadeiros.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.