Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
O cristianismo surgiu a partir da doutrina dos homens que seguiram Jesus Cristo. Jesus foi um judeu que nasceu e morreu na região onde atualmente se situam a Jordânia e Israel, no Oriente Médio, território sob o domínio dos romanos no século 1.
Qual foi a religião que Jesus deixou aqui na terra?
Resumo sobre Jesus Cristo
Acredita-se que ele tenha nascido por volta do ano 6 a.C. e 4 a.C. Sua atuação como profeta religioso levou ao surgimento de uma nova religião: o cristianismo.
Tais correntes religiosas atuantes no tempo de Jesus são conhecidas como: Saduceus, Zelotas, Fariseus, Essênios, Herodianos e Movimentos Batistas. Em síntese, caracterizam-se da seguinte forma: Saduceus – Centrados no Pentateuco, desprezavam os escritos dos profetas.
Filipe talvez tenha sido o primeiro a receber o chamado autorizado “Segue-me” dos lábios de Jesus, e encontramo-lo testificando, imediatamente, que Jesus era o tão esperado Messias. Seu lar ficava em Betsaida, a cidade de Pedro, André, Tiago e João.
A multidão na bíblia é a representação daqueles que buscam Jesus apenas por aquilo que Ele pode dar e não por aquilo que Ele é. Busque a Deus pelo que Ele já te deu, seja grato por isso e O ame por quem Ele é. Não queremos fazer parte da multidão.
Qual é a definição de Grande Multidão? O livro Ajuda ao Entendimento da Bíblia2 dá uma definição: Nesse capítulo, o apóstolo João primeiro se refere à selagem de 144.000 escravos de Deus, procedentes “de toda tribo dos filhos de Israel”.
Pedro foi considerado como um dos pilares da primeira Igreja, juntamente com Tiago e João. Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava. Ele começou a assumir a posição de líder e reuniu um grupo de seguidores.
Acompanhavam Jesus os Doze e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, que o serviam com seus bens.
O primeiro que ele levou até Jesus foi seu irmão, Simão Pedro, segundo o evangelista João. Está aqui um chamado a todos nós a sermos as pessoas que levam as pessoas a fazer uma experiência pessoal com Deus.
Christus, de quem se origina o nome, sofreu a pena capital durante o reinado de Tibério pelas mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilatos. Os estudiosos geralmente consideram a referência de Tácito à execução de Jesus por Pilatos como sendo genuína e de valor histórico como uma fonte romana independente.
Do ponto de vista judaico, Jesus de Nazaré, assim como qualquer ser humano, é filho ou filha de Deus. Essa expressão alude à santidade e a dignidade de todo ser humano como imagem divina. A noção cristã de Jesus como filho primogênito de Deus liga-se à ideia de Jesus como Logos Divino.
A condenação de Jesus teve lugar, segundo os Evangelhos, numa sexta-feira e o responsável pela sentença foi Pôncio Pilatos, o governador romano na altura. O processo teve várias fases, relatadas pelos quatro evangelistas.
Esses homens eram chamados de discípulos, homens comuns, que trabalhavam em profissões diversas, homens com as mesmas fraquezas e falhas que qualquer outro. Jesus escolheu esses homens para que fossem seus apóstolos e através deles as boas novas alcançassem a todos os povos.
Quais eram os tipos de pessoas que seguiam a Jesus?
Maria Madalena, Joana, Suzana e outras mulheres que seguiram Jesus Cristo desde a Galileia são exemplos poderosos de discípulas que ajudaram a edificar o reino de Deus. Elas nos ensinam a estarmos com aqueles que estão sofrendo, a sermos corajosos e a não abandonarmos Jesus — mesmo quando o momento for desafiador.
As pessoas seguiam Jesus porque “estavam admiradas com seu ensinamento”; as suas palavras “criavam admiração em seus corações, a admiração de encontrar algo de bom, grande”, disso o Papa Francisco.
Todos os quatro evangelhos canônicos concordam que várias outras mulheres assistiram à crucificação de Jesus à distância, com três mencionando explicitamente Maria Madalena como estando presente. O Evangelho de Marcos lista essas mulheres como sendo Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé.
Frazão da Silva (2006), a Palestina no tempo de Jesus possuía uma extensão de terra mediana, era uma estreita área situada entre a África e a Ásia, funcionando como uma espécie de ponte entre essas regiões. Suas coordenadas geográficas estão nos paralelos de 31 e 33 ao norte e nos meridianos 32 e 34 ao leste.
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."