A igreja de Colossos estava sob o ataque de falsos mestres que estavam denegrindo a divindade de Jesus; eles estavam ensinando que Ele não era realmente Deus. Embora Paulo nunca tivesse ido à igreja pessoalmente, ele tratou essas questões diretamente.
Colossenses 1:24–2:23 Paulo alerta contra o perigo de acreditar nas filosofias erradas e tradições dos homens, inclusive nas relativas à adoração de anjos e a submeter-se aos rigores extremos como forma de disciplina espiritual.
O que pregavam os falsos mestres na igreja de Colossos?
Esses falsos mestres pregavam um sincretismo religioso, misturando elementos cristãos, judaicos e pré-gnósticos, mascarados por práticas externas de cunho místico-ascético, na base da abstinência de certos alimentos e bebidas e uma estreita observância de festividades judaicas (2,16ss), promovendo um mal-entendido e ...
Colossenses foi escrita por Paulo durante o período de sua prisão domiciliar em Roma (At 28.30), por volta de 61 A.D.,[1] ou seja, num tempo em que a igreja devia ter mais ou menos seis anos de existência. É provável que Tíquico tenha sido o mensageiro que a levou aos seus destinatários (4.7).
Em Colossenses, o apóstolo Paulo confronta uma heresia que havia capturado a lealdade de muitos na igreja de Colossos. A heresia estava baseada no dualismo: a opinião de que os mundos espiritual e material eram opostos e co-eternos” (...). A aceitação destas pressuposições corrompeu totalmente o cristianismo.
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas. Jesus nos ensina uma maneira de combatê-los: vendo que frutos eles produzem.
Em 60-61 d.C., durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu esta carta à igreja colossense depois de ter recebido um relatório de que eles estavam lutando contra a heresia cristológica.
Os falsos profetas e falsos mestres são aqueles que, em sua arrogância, tentam formar novas interpretações das escrituras para demonstrar que esses textos sagrados não devem ser lidos como a palavra de Deus para Seus filhos, mas apenas como declarações de homens inspirados, limitados por seus próprios preconceitos e ...
Como era a cidade de Colossos nos tempos de Paulo?
O historiador Heródoto afirma que na antiguidade foi uma cidade importante. Mas na época e Paulo era uma cidade pequena, menor que Laodicéia e Hierápolis. O que se sabe é que Colossos era um centro de indústria da lã preta, chamada de lã colossense.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Na carta aos colossenses, Paulo nos mostra como o relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo nos afeta no local de trabalho. Especificamente, ele escreve sobre como os escravos devem fazer o trabalho para seus senhores e como os senhores devem tratar seus escravos.
O que significa colossenses e suas linhas de amor?
O refrão da canção fala sobre um 'fio que se rompeu', simbolizando a separação entre a humanidade e Deus devido ao pecado. A 'costura' desse fio pelo 'sangue santo' de Cristo representa a redenção e a restauração da relação entre Deus e os seres humanos, uma das crenças fundamentais do cristianismo.
Epístola é uma passagem das Sagradas Escrituras (em geral extraída das epístolas dos Apóstolos), que é lida ou cantada antes do Evangelho. O lado da Epístola localiza-se à direita do celebrante quando este se encontra de frente para o altar, na celebração de costas para o povo; à sua esquerda fica o lado do Evangelho.
Meditar nas cartas do apóstolo Paulo é extrair delas grandes ensinamentos para uma vida de retidão e perseverança no Senhor; é trazer para si mesmo o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós; é entrar na história do tempo dele e nos fartar de um conteúdo saudável.
A carta aos colossenses declara claramente que Cristo é Criador (1:16), Cabeça (1:18; 2:10), e Salvador (1:20-23), e que qualquer outra doutrina não é nada mais do que "filosofia e vãs sutilezas" de homens (2:8). A esperança pela palavra (1:1-8). Paulo escreve a esses santos intimamente, como a família.
Que heresia Paulo encontrou entre os crentes de Colossos?
“Na epístola de Paulo aos Colossenses, encontramos as primeiras evidências do gnosticismo na Igreja Cristã primitiva. O gnosticismo era uma falsa filosofia, que tinha como foco a crença de que o espírito era perfeito e santo, mas que a matéria, e tudo o que fora criado a partir dela, era inteiramente má.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Demas é um personagem bíblico do Novo Testamento mencionado em algumas epístolas de Paulo como um dos cooperadores do apóstolo na época em que ele se encontrava na sua primeira prisão em Roma por volta do ano 60 do século I .