Os membros da igreja primitiva que viviam em Corinto lidavam com muitos dos problemas que existem hoje, como desunião, falsos ensinamentos e imoralidade.
Os membros do início da Igreja que moravam em Corinto enfrentavam muitos dos problemas que existem no mundo hoje, como a desunião, os falsos ensinamentos e a imoralidade.
Um dos membros da Igreja em Corinto tinha se envolvido em pecado sexual com sua madrasta.) De acordo com o versículo 2, o que Paulo aconselhou os líderes da Igreja a fazerem com essa pessoa? (Explique-lhes que a frase “dentre vós tirado”, no versículo 2, significa que o pecador deve ser excomungado da Igreja.)
Havia um grupo que estava voltando à prática da prostituição religiosa (6:18-19), o que era comum na cidade de Corinto. Isso era praticado nos templos onde se cultuava a deusa Afrodite.
Enquanto Paulo pregava em Éfeso, onde permaneceu durante três anos na sua terceira viagem missionária, ele encaminhou à igreja de Corinto a epístola que conhecemos como 1 Coríntios. A igreja em Corinto surgiu como resultado do trabalho realizado por Paulo e outros na sua primeira viagem, poucos anos antes.
Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).
Um terço da população de Corinto era de homens livres e libertos, de todas as partes, principalmente helênicos e romanos. Dentre os poucos ricos, estavam os pertencentes ao sistema patronal romano (patronato) e elite grega. Também os - ticas dos dois mares e usufruíam a cidade.
Paulo repreendeu os santos de Corinto por procurarem justificar seus pecados. Ele lembrou-os de que o Espírito não poderia habitar com eles se fossem indignos.
Paulo ensina que devemos buscar os dons do Espírito. Ele relembra aos membros da Igreja em Corinto a importância dos apóstolos, profetas e mestres, bem como do cuidado que os membros devem ter uns para com os outros. Destaca a importância da caridade acima de todos os dons espirituais.
28 E a uns pôs Deus na igreja; primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro, mestres; depois, milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Na mitologia grega, Chloe era um dos epítetos da deusa Deméter, deusa da agricultura e das colheitas. O nome também é mencionado no Novo Testamento da Bíblia, especificamente em 1 Coríntios 1:11, onde Chloe é uma mulher cristã de Corinto que informou Paulo sobre as disputas na igreja local.
Conhecida a nível mundial graças ao seu canal, Corinto é a cidade do Peloponeso que está mais perto da Grécia continental, perto de Atenas. A cidade atual, na qual não é necessário entrar, tem mais de 30.000 habitantes.
De acordo com a tradição, acredita-se que os cristãos de Corinto realizavam uma grande refeição comunitária denominada de ágape. Alguns estudiosos são da opinião que o ágape precedia a mesa do Senhor. Outros entendem que quando Paulo fala da mesa do Senhor, ele pensava em uma refeição apenas.
A prostituição era comum e havia uma cultura de promiscuidade sexual. Esses desafios morais também afetaram a igreja de Corinto, onde alguns membros lutavam para se afastar de seus antigos estilos de vida e viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Sóstenes, era o principal da sinagoga e, quando foi espancado, em nada se incomodou Gálio, sem nem assim conseguir a atenção do procônsul. Não se sabe se este era o mesmo Sóstenes que era um dos Setenta Discípulos, que teria sido bispo da cidade de Cólofon.
Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.
Diz a história que havia, no templo da deusa Afrodite, mil sacerdotisas que, aos finais de tarde, desciam até a cidade e vendiam seus corpos, cultuando, dessa maneira, o sexo. Em Corinto, havia, aproximadamente, 250 mil habitantes. A cidade era conhecida pela sua luxúria e por sediar os Jogos Ístmicos.
I Coríntios é uma carta de aconselhamento. Na ocasião em que Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto, através de um membro da igreja corintia, chamada Cloé e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos.
O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56.
De acordo com Atos 18: 18 o apóstolo Paulo saiu de Corinto juntamente com Priscila e Áquila e pararam em Cencreia durante a segunda viagem missionária, onde o apóstolo cortou o cabelo para cumprir um voto de nazireu, de onde prosseguiram viagem para Éfeso.
O Livro de 1 Coríntios. Paulo visitou Corinto, uma cidade bem importante no litoral da Grécia, pela pri-meira vez, durante sua segunda viagem missionária (Atos 18). Ele permaneceu ali durante um ano e meio e, como resultado de seu trabalho, muitos se converteram ao Senhor e uma igreja começou.
Sua população estimada em 2019 é de 23.731 habitantes. O município é parte integrante da região do Médio Rio das Velhas, na zona do Alto São Francisco. A cidade é conhecida como "A terra dos cristais" e "Centro das Gerais", título que o município disputa com suas vizinhas Curvelo e Morro da Garça. 23 901 hab.
A cidade de Corinto foi o local onde ocorriam os jogos Ístmicos, uma celebração em homenagem ao deus Poseidon, realizada no Istmo de Corinto, que ligava a Grécia central ao Peloponeso.
Estava localizada no istmo que ligava o Peloponeso à Grécia continental, tendo um porto tanto no lado leste quanto no oeste. Era uma rica e influente cidade portuária. Acontecimentos Importantes: Paulo viveu em Corinto por um ano e seis meses e estabeleceu aqui a Igreja (At. 18:1–18).