Qual era o time? A escalação base do Santos em 2009 era: Felipe; Léo, Domingos, Fabão e Pará; Rodrigo Souto, Germano, Ganso e Madson; Roni e Kléber Pereira. O time ainda contava com jogadores como Robinho, Molina, Maikon Leite, Alan Patrick, Wesley, Rodrigo Mancha e Fabio Costa.
Dorival escalou o time com Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Ganso; Neymar (depois Marcel), Robinho (Rodriguinho) e André (Marquinhos). Em um primeiro tempo amarrado, Edu Dracena marcou, de cabeça, aos 44 minutos, e os santistas comemoraram como se fosse o gol do título.
O Santos de Vanderlei Luxemburgo atuou com: Fábio Costa; Alessandro, Adailton, Domingos e Kleber; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Pedrinho e Zé Roberto; Marcos Aurélio e Renatinho. Entraram no decorrer da partida Moraes, Rodrigo Tabata e Jonas.
Seus maiores rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Clássico da Saudade; o Corinthians, com quem disputa o Clássico Alvinegro; e o São Paulo, com quem disputa o San-São ; e a Portuguesa Santista com quem disputa o Clássico das Praias.
O Santos está, pela primeira vez em sua história, rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, justamente na primeira temporada após a morte de Pelé, maior jogador da história do futebol e ídolo eterno do Peixe.
Em 2009 e no começo de 2010, Adriano Imperador foi o responsável por vestir a camisa 10. De volta ao clube que o revelou, o atacante foi protagonista, ao lado de Pet, do título do Brasileiro de 2009.
No Campeonato Paulista, o Santos utilizou a camisa 10 normalmente. Ela esteve com alguns jogadores como Giuliano, Otero e Cazares durante este período.
Luxemburgo escalou o Santos com Mauro, Flávio, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (Willian).
O Santos, à época, era comandado por Nelsinho Baptista. Contra o Corinthians, foi a campo com Saulo; Paulo César, Halisson (Wendell), Rogério e Kléber; Fabinho (Mateus), Heleno, Ricardinho e Giovanni; Geílson e Luizão (Basílio).
"Mentira. O regulamento do Paulista de 1990 não previsa rebaixamento para a chamada Divisão Especial." FPF bate o martelo e diz que São Paulo não foi rebaixado no Paulistão de 1990 ponto ao fim uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro é o rebaixamento ou não do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990.
Atualmente, Flamengo e São Paulo são os únicos times remanescentes entre os 12 grandes clubes do Brasil que nunca jogaram a Série B. Uma ressalva fica por conta do Cuiabá, fundada em 2001 e que chegou à Série A em 2021. Desde então, não foi rebaixado para a Série B.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Palmeiras - não tem Mundial e Sul-Americana. Santos - não tem Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Vasco - não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil.
San-São: quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 323 vezes, com 139 vitórias do São Paulo contra 108 do Santos, além de 76 empates.
Santos: Fábio Costa; Fabinho, Ronaldo Guiaro, Ávalos e Kléber; Wendel, Maldonado (Heleno), Cléber Santana e Leo Lima (Rodrigo Tabata); Geílson (Magnum) e Reinaldo. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.