"O banho de boldo na umbanda, também conhecido como banho de Oxalá, ou banho de Jesus, é usado com o intuito de limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e de melhorar a sensação de angústia", explica.
👉 10 folhas de boldo (erva de Jesus Cristo; descarrego universal; purificação da aura) Como fazer: Macere bem as folhas e coloque-as na água, orando o Pai Nosso para Jesus Cristo.
O “mikve” era um banho que tinha função de purificação do corpo. Nos últimos dias, em pleno período natalino, novos vestígios do ritual sanitário judeu foram achados nas proximidades da atual basílica erguida no Jardim de Getsêmani, localizado na base do Monte das Oliveiras, em Jerusalém.
Na Umbanda, o banho de boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. É muito utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e melhorar a sensação de angústia. Decerto, este é um dos banhos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência.
O sacerdote manda degolar uma das aves para um recipiente de barro com água de fonte. Depois molha a ave viva, o ramo de cedro, o pano de púrpura e o ramo de hissopo no sangue da ave degolada sobre a água de fonte. Asperge sete vezes aquele que está a ser purificado da lepra e declara-o puro.
Ajuda na abertura dos chakras superiores. Abre a criatividade. “Essa flor capta muita energia fina, cósmica. Ajuda a metabolizar os processos internos”, afirma Olinto José de Oliveira Neto, professor do Curso a Distância CPT de Florais – Preparo e Utilização.
Planta da família das labiadas, também conhecida como erva sagrada, hissopo das farmácias. O hissopo á uma planta perene, com um caule central herbáceo pode chegar a até 60 cm de altura. Folhas finas e pontiagudas, sésseis. As flores tubulares azuis e pequenas, crescendo das axilas superiores da folha.
O banho de boldo é frequentemente utilizado para promover uma série de benefícios para a saúde, incluindo: Auxílio na digestão: o boldo é conhecido por suas propriedades digestivas e pode ajudar a aliviar sintomas como indigestão e desconforto gástrico.
A Mirra é famosa por ser um dos presentes levados ao menino Jesus pelos três reis magos,A principal função da mirra, segundo a Bíblia, é sanar dores e auxiliar no processo de cura de feridas – espiritualmente falando, ela cura tanto as feridas do corpo quanto as feridas da alma.
Depois de passar a noite na vila de Betânia, Jesus voltou ao templo. No caminho, Ele amaldiçoou uma figueira. Os líderes dos judeus vieram procurá-Lo no templo e questionaram Sua autoridade. Jesus os reprovou e ensinou várias parábolas que ilustram as consequências de rejeitar ou de aceitar Cristo e Seu evangelho.
A mirra é uma resina extraída da planta Commiphora myrrha, um arbusto resistente encontrado em climas áridos. Essa resina é colhida através de cortes no tronco da árvore, que liberam um líquido viscoso e perfumado. Quando exposta ao ar, essa substância endurece, formando pedaços de resina.
A erva-cidreira pode auxiliar o tratamento de problemas gastrointestinais como indigestão, dor de estômago, náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável, por exemplo, por conter o ácido rosmarínico na sua composição, além de citral, geraniol e beta-cariofileno, com ação anti-inflamatória, ...
O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.
Na Umbanda, o Banho de Boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. Desse modo, a prática traz benefícios para o corpo e mente, uma vez que suas propriedades são absorvidas e, assim, diminuindo as tensões do dia-a-dia. No entanto, o principal efeito deste ritual é o descarrego, quase imediato.
“A descoberta do ritual de banho provavelmente confirma o nome antigo do lugar, Getsêmani", diz Amit Re'em, arqueólogo de Jerusalém, em nota publicada no Facebook.
Asperge sete vezes aquele que está a ser purificado da lepra e declara-o puro. Depois manda em liberdade a ave viva. Aquele que está a purificar-se lava as suas roupas, rapa todo o cabelo e o pelo do corpo, toma banho e ficará puro.
“O banho de boldo na umbanda, também conhecido como banho de Oxalá, ou banho de Jesus, é usado com o intuito de limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e de melhorar a sensação de angústia”, esclarece.
Desvio Teológico: O uso de sal grosso é claramente visto como um desvio das práticas e ensinamentos bíblicos. A Bíblia não instrui as igrejas a usarem sal grosso em rituais espirituais, e introduzir tais práticas pode ser visto como uma forma de sincretismo ou de mistura de crenças não bíblicas com o cristianismo.
- Turmalina negra: esta é considerada a mais poderosa na função contra energias negativas. Considerada como um verdadeiro escudo de proteção, a turmalina negra dissipa todas as energias negativas, repele a inveja e o mau olhado, neutraliza as magias negras e o vampirismo energético.