Em 2019, 229 pessoas desapareceram no Tocantins e apenas 16 foram encontradas. Em 2020 o número subiu para 248 desaparecidos e apenas oito foram localizados, equivalente a 3%. Rondônia é que lidera esse ranking com 1.076 desaparecidos em 2020.
Por outro lado, os três Estados com as menores taxas de registros de desaparecimentos foram Paraíba (13,5%), Pará (14,4%) e Piauí (14,7%). Em números absolutos, Sergipe registrou, em 2021, 472 (21,5%) pessoas desaparecidas, enquanto que, no ano seguinte, esse número subiu para 525 (23,8%).
A despeito de São Paulo concentrar quase 30% dos números absolutos dos registros de desaparecidos, é o Distrito Federal que se destaca quando analisamos a taxa por 100 mil habitantes.
Quatro crianças e adolescentes desaparecem por dia em Santa Catarina. Somente neste ano, mais de 200 menores de idade já foram dados como desaparecidos no estado. Cerca de 1.300 casos nos últimos 15 anos não tiveram solução.
Conflitos familiares, uso de drogas ou álcool, maus tratos e abuso sexual, trabalho escravo, remoção de órgãos e adoção ilegal estão entre as principais causas de desaparecimento.
“As crianças que desaparecem são em geral de nível socioeconômico muito baixo, que passam muito tempo sozinhas, tornando-se alvos fáceis. Aquela mãe que tem três, quatro, cinco filhos e é mãe e pai deles, sai cedo para trabalhar e os deixa sozinhos em casa.
Hoje, 25 de maio, é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Segundo a Organização das Nações Unidas, 1,2 milhão de meninos e meninas desaparecem a cada ano no mundo. No Brasil a média fica entre 40 mil e 50 mil.
Quantas crianças são sequestradas por dia no Brasil?
A cada hora, o Brasil registra 8 desaparecimentos de pessoas. 40 mil crianças desaparecem anualmente. 693.076 boletins de ocorrência por desaparecimentos.
Dados do programa SOS Crianças Desaparecidas mostram que a proporção de casos não solucionados no estado do Rio mais que dobrou no ano passado. Em 2022, 9% dos registros ficaram em aberto. Já em 2023, o percentual foi a 20% - em um cenário em que o número total de crianças desaparecidas caiu de 278 para 208.
Qual o caso de desaparecimento mais famoso do Brasil?
O Caso Guilherme Caramês se refere ao desaparecimento da criança Guilherme Caramês Tiburtius (15 de janeiro de 1983 – Curitiba, 17 de junho de 1991) no dia 17 de junho de 1991 no Paraná.
Encontro na Delegacia de Polícia mais próxima. Comunicar o 190 da Polícia Militar e a 4ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas. Comunicar ao Projeto Caminho de Volta se a pessoa for menor de 18 anos. Comunicar o Conselho Tutelar se a pessoa for menor de 18 anos.
Em números absolutos, São Paulo foi o estado com mais nascimentos registrados e Roraima, com 11.538, foi o menor. Na variação do número de nascimentos em relação a 2021, Santa Catarina e Mato Grosso foram os únicos estados que tiveram aumento de nascimentos em 2022.
Na China, mais de 250 milhões de pais deixam suas cidades em províncias do interior para cidades mais desenvolvidas na costa buscando uma vida melhor. Como resultado, mais de 61 milhões de crianças são abandonadas em áreas rurais, vivendo sozinhas sob os cuidados de parentes (geralmente os avós).
Em 2022, por exemplo, foram dadas como desaparecidas mais de 30 mil menores no Canadá e mais de 26 mil na Coreia do Sul. Em 2021, na França, eram mais de 40 mil e na Alemanha, também em 2021, foram quase 84 mil. No mesmo ano, nos Estados Unidos desapareceram 359 mil menores.
Levantamento da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do MJSP mostra que cerca de 20 mil pessoas de até 17 anos desaparecem, por ano, no Brasil. Dessas, cerca de 12 mil são encontradas.
O que acontece com a maioria das pessoas desaparecidas?
Muito frequentemente elas passam a viver isoladas, imaginando que o desaparecimento é uma tragédia individual. Atualmente, questões importantes permanecem em aberto e ainda não é possível afirmar quantas famílias seguem esperando por seus entes queridos.
Qual a maior causa de desaparecimento de crianças no Brasil?
Conflito familiar é a principal causa do desaparecimento de crianças | Jusbrasil. Esse conteúdo foi publicado há 13 anos por uma fonte que pode não ser jornalística.
Você sabe como evitar um desaparecimento? Faça a carteira de identidade (RG ou Passaporte) de sua filha ou filho ainda na infância (mesmo sendo bebê). Um documento com a foto da criança/adolescente e o nome dos responsáveis pode facilitar a busca, localização e identificação.
O desaparecimento de pessoas é um problema endêmico no México. A Comissão Nacional de Busca (CNB) registra que 293.565 pessoas desapareceram no país desde 1962. O paradeiro de 111.312 delas segue desconhecido.
Uma criança desapareceu? Confira o que fazer! Em situações de desaparecimento, o tempo é um fator crítico, não sendo necessário aguardar 24 horas para o registro do boletim de ocorrência. Em caso de desaparecimento, procure a delegacia mais próxima.