O exame de sangue, chamado de TriNetra-Glio, funciona isolando células tumorais que se soltam do tumor e circulam pelo sangue. As células isoladas são então coradas e podem ser identificadas ao microscópio. "Este teste não é apenas um indicador de doença, é uma biópsia líquida verdadeiramente diagnóstica.
Marcadores tumorais são proteínas produzidas tanto por células malignas, quanto por células benignas. Quando os níveis dessas substâncias estão elevados no sangue, isso pode indicar a existência de um tumor maligno, muito embora também possa não passar de um falso alerta.
Qual o melhor exame para detectar um tumor cerebral?
São diversos os exames capazes de detectar um tumor cerebral, mas o mais preciso deles é a ressonância magnética, que examina o cérebro e a medula espinhal. Cada caso é um caso. O médico deve elaborar um histórico completo do paciente e fazer uma avaliação neurológica.
Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral. Alterações hormonais: mulheres podem apresentar alterações no ciclo menstrual.
Esta última condição, por exemplo, é facilmente confundível com sinais de transtornos mentais, como depressão. Em crianças, muitos sintomas de tumor cerebral são similares aos de doenças de certa forma corriqueiras, incluindo febre, dor de cabeça e vômitos.
A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes.
A perda de equilíbrio, assim como tonturas e outras mudanças na coordenação motora, pode indicar a presença de tumores. A impossibilidade de se equilibrar em uma só perna, por exemplo, deve gerar preocupação a pessoas que naturalmente não têm dificuldade em executar tal posição.
A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.
O CA 125 é um exame de sangue frequentemente utilizado na onco-ginecologia. Trata-se de um marcador tumoral dosado no sangue que costuma estar elevado em pacientes com tumores ginecológicos, como o câncer de ovário, mas também pode subir em condições benignas.
O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer?
O que altera no hemograma quando se tem câncer ou tumor? Olá! É frequente aparecer anemia. Eventualmente os glóbulos brancos ou plaquetas podem estar alterados também.
O exame CEA, também conhecido como Antígeno Carcinoembrionário (CEA), é um teste laboratorial que mede a quantidade dessa proteína no sangue. O CEA é sintetizado principalmente pelas células do trato gastrointestinal e, normalmente, em pequenas quantidades.
Dores de cabeça frequentes, convulsões, mudanças na visão ou fala, fraqueza muscular, alterações cognitivas. Os primeiros sinais de um tumor cerebral podem ser sutis e variam consideravelmente de pessoa para pessoa, dependendo da localização e tamanho do tumor.
Alguns tumores cerebrais são benignos e têm uma boa taxa de sobrevida, enquanto outros são malignos e têm uma taxa de sobrevida menor. É importante lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente por um médico especialista.
A causa pode estar ligada a um tumor na glândula hipófise. O tumor comprime os nervos ópticos, podendo levar à cegueira. Somente entre os anos de 2009 a 2014, foram atendidos 322 pacientes com tumores na hipófise no Hospital de Transplantes.
Ossos e outras partes densas aparecem em branco, pois captam a maior parte dos raios X. Já tecidos menos densos são retratados em tons de cinza, e o ar, em preto. O padrão muda com a utilização do contraste, já que alguns tecidos ganham destaque.
Nódulo, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias, ferida na boco, no rosto ou no couro cabeludo que não cicatrizam em duas semanas são sintomas que podem indicar câncer de cabeça e pescoço.
Entretanto, a chance de desenvolver um tumor maligno no cérebro ao longo da vida é menos de 1%. Conheça abaixo os principais tipos de tumores cerebrais existentes e os sintomas que podem desencadear nos pacientes. Boa leitura!
Dor de Cabeça: Meningiomas quase nunca causam dor de cabeça (cefaléia), mas é um sintoma bastante presente. Muitas vezes os pacientes já apresentam essa queixa (enxaqueca) e por isso fazem exames de imagens do crânio e acabam descobrindo o meningioma.
A ressonância magnética é o principal exame de imagem utilizado para identificar o tumor cerebral, sendo feito em laboratórios especializados. Por meio de um campo magnético, cria imagens tridimensionais com riqueza de detalhes dos tecidos.