Para o diagnóstico correto de desvios na coluna é necessária a avaliação de um especialista. Além da avaliação física, o profissional poderá solicitar exames de imagens, tais como radiografias, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Além disso, o problema pode ser detectado por meio de exames de raios X da coluna, verificando o grau da curvatura e identificando lesões capazes de afetar os discos e articulações. Em alguns casos, o profissional pode solicitar ainda a tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Qual exame faz pra saber se tem problema na coluna?
Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.
Qual exame mais rápido para identificar a escoliose?
O Teste de Adams é a base para a identificação da escoliose, nele requisita-se que a criança ou adolescente curve o tronco para frente com os pés e mãos unidos, sem dobrar os joelhos, a curva da escoliose estrutural é mais aparente quando se flexiona para frente.
A escoliose normalmente não está associada a dor. No entanto, a dor na coluna e a dor no pescoço podem surgir a depender da idade do paciente e da gravidade do quadro.
No caso do exame de Raio-X de coluna total para escoliose (telespondilografia), é feita uma imagem panorâmica de toda a coluna vertebral do paciente, com o objetivo de diagnosticar a escoliose e avaliar o grau da escoliose.
O diagnóstico da hérnia de disco é realizado a partir de exame físico em que o médico realiza testes de função neurológica, avalia sensibilidade, reflexos e força motora. Além disso, a investigação conta com exames de imagem como a ressonância magnética, indicada quando há suspeita clínica da hérnia de disco.
Exame físico: o teste é conhecido como Lasègue, ele é bastante sensível e consegue detectar a dor quando houver compressão do nervo. Além disso, é um teste muito fácil de fazer, pois basta deitar o paciente com a perna estendida para causar uma dor forte que vai refletir até o pé.
A ressonância da coluna cervical é um exame que analisa a região correspondente à primeira porção da coluna vertebral, iniciando no pescoço e terminando na parte superior do tórax. Essa região é composta por sete vértebras (C1 a C7).
Cifose. Também chamada de hipercifose, este desvio tem como características a “corcunda”, pois as vértebras da coluna torácica curvam-se para trás, fazendo com que os ombros fiquem caídos para a frente e o pescoço encurte.
Acompanhamento médico: Pacientes com desvio na coluna devem ser acompanhados regularmente por um ortopedista ou especialista em coluna para monitorar a progressão e ajustar o tratamento conforme necessário.
O desvio na coluna pode não apresentar nenhum sintoma ou causar dor em certos momentos, podendo ser indicado pelo médico a realização de exercícios de fortalecimento da musculatura local, assim como sessões de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Dores na região lombar e nas nádegas (glúteos) também podem estar associadas. O sintoma mais grave é o que chamamos de síndrome da cauda equina, quando todo o feixe de nervos é comprimido por uma hérnia grande, causando amortecimento e fraqueza generalizada nas duas pernas, além de dificuldade de comandar a bexiga.
A Síndrome do Piriforme tem sintomas muito semelhantes ao da hérnia de disco lombar. É comum um paciente com Síndrome do Piriforme ser abordado inicialmente como se tivesse um problema na coluna lombar.
A dor lombar inflamada é frequentemente acompanhada por sensação de rigidez na região, dificuldade de movimentação e desconforto ao realizar atividades físicas. Pode também manifestar-se com dor irradiando para as pernas. A lombar inflamada geralmente se manifesta por meio de dor intensa na região inferior das costas.
A fisioterapia na coluna pode ser realizada com a utilização de diversos aparelhos como por exemplo, ondas curtas, estimulação elétrica transcutânea e laser, ultrassom. Além disso, existem outros equipamentos que podem ser indicados pelo profissional.
O médico que cuida da má postura corporal é o ortopedista. O ortopedista é um médico especializado em diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos, incluindo lesões de má postura corporal. Ele pode avaliar sua postura corporal e identificar qualquer problema de postura que você possa ter.
Qual o melhor exame para detectar problemas na coluna?
Dessa maneira, a ressonância magnética é ideal para diagnosticar problemas nos tecidos moles, como hérnias de disco e inflamações, enquanto que a tomografia computadorizada é mais eficaz na detecção de fraturas, degeneração óssea e calcificações. Os dois procedimentos podem ser feitos com ou sem contraste.
Qual o exame mais rápido para identificar a escoliose?
O teste de "Adams", no qual o paciente flete o tronco e o médico observa a assimetria entre os dois lados do tórax l ou região lombar do paciente. "É um sinal precoce da presença de deformidade", conta o ortopedista.
Nesse caso, o desvio da coluna é resultado de má formação das cartilagens, costelas ou vértebras; Pós-traumática: causada por doenças do tecido conjuntivo ou anomalias cromossômicas; Neuromuscular: surge a partir de problemas neurológicos, paralisias ou doenças (como distrofia muscular, poliomielite ou espinha bífida);