O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo.
Os exames mais comuns para avaliar a perda de memória são hemograma, glicemia, colesterol, hormônios, vitaminas, eletrólitos, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), eletroencefalograma (EEG), cintilografia de perfusão cerebral (SPECT), etc.
Exame do líquido cefalorraqueano está indicado em situações particulares. Tomografia computadorizada (ou preferentemente ressonância magnética, quando disponível) é exame obrigatório e tem a finalidade principal de excluir outras doenças. Cintilografia de perfusão (SPECT) e EEG são métodos opcionais.
Exames para diagnóstico precoce do Alzheimer | IMEB
Qual o médico que cuida de falta de memória?
O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.
Esta avaliação pode incluir a aplicação de testes de memória, tais como recordar um parágrafo, testes da capacidade de copiar desenhos ou figuras e testes de raciocínio e compreensão.
Quanto custa um exame de sangue que detecta o Alzheimer?
O procedimento vai custar R$ 3,6 mil e, por ora, não há cobertura dos convênios. Publicado em 19 de setembro de 2023 às 13h03. Chega ao Brasil nesta semana o exame americano PrecivityAD2, que a partir de uma amostra de sangue simples, ajuda a identificar a doença de Alzheimer em estágios precoces.
Exames de sangue para detectar distúrbios de coagulação e relacionados a álcool. Exames de urina para drogas ilícitas. Ressonância magnética (RM) do cérebro.
Um dos exames neurológicos mais conhecidos é a ressonância magnética. É ela quem permite a visualização de alta definição dos órgãos do corpo. Nesse caso, do cérebro.
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
A perda de memória é preocupante quando a perda de memória afeta a vida diária da pessoa, como a incapacidade de lembrar eventos importantes, nomes familiares ou esquecer informações recentes com frequência.
No ano passado, o primeiro exame de sangue para avaliar a proteína beta-amilóide foi disponibilizado para compra ao consumidor nos Estados Unidos, chamado AD-Detect, para ajudar pessoas com comprometimento cognitivo leve a identificar o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.
Dentre os principais tipos de demências estão a Doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência com corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal, e as Demências parkinsonianas.
A demência ocorre principalmente em pessoas com mais de 65 anos. A demência, particularmente o comportamento perturbador que muitas vezes a acompanha, é a razão para mais de 50% das internações nos asilos. No entanto, a demência é uma perturbação e não é uma parte do envelhecimento normal.
Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos. O diagnóstico da doença de Alzheimer é clínico, mas os testes cognitivos são de grande auxílio durante a anamnese.
De acordo com os pesquisadores, existem vários aspectos do processamento visual que podem ser afetados pelo Alzheimer, como a capacidade de ver contornos de objetos e de discernir cores. Além disso, existem evidências que sugerem que pessoas com demência podem processar os rostos de novas pessoas de forma ineficiente.
O examinador solicita verbalmente que a pessoa faça o desenho de um relógio numerado de 1 a 12 em uma folha de papel em branco. Solicita-se que o paciente desenhe um relógio com os ponteiros indicando uma determinada hora. Não existe um limite de tempo determinado para finalização do teste.
Ser facilmente distraído por estímulos externos. Ser esquecido em relação a atividades cotidianas. Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades. Perder objetos necessários às tarefas ou atividades.
Como é o comportamento de uma pessoa que tem demência?
Ações perturbadoras são comuns em pacientes com demência e constituem a principal razão de até 50% das internações em clínicas de repouso. As ações incluem perambulação, inquietação, gritaria, arremesso de objetos, golpes violentos, recusa ao tratamento, perturbação dos membros da equipe de saúde, insônia e choro.
Os exames laboratoriais obrigatórios na investigação etiológica de uma síndrome demencial são o hemograma, as provas de função tiroidiana, hepática e renal, as transaminases hepáticas, as reações sorológicas para sífilis e o nível sérico de vitamina B12.