Como diagnosticar NIC?
A NIC é identificada mediante o exame microscópico das células cervicais em um esfregaço citológico corado pela técnica de Papanicolaou. Em preparados citológicos, alterações de células individuais são avaliadas para o diagnóstico da NIC e sua classificação.Qual exame detecta NIC 1?
O exame Preventivo com a biópsia confirmam o resultado de NIC I que é, provavelmente, decorrente de uma infecção por algum outro subtipo não detectado na captura híbrida. Dessa forma, o acompanhamento ginecológico deve ser realizado de forma adequada.Como saber se a NIC não é HPV?
Se você tem um NIC 2 ou 3, uma lesão de alto grau no colo uterino, detectada no Papanicolaou, você deverá confirmar este achado pela biópsia guiada por colposcopia. Se o resultado for confirmado, você deverá fazer uma conização ou cirurgia de alta frequência. O seu parceiro sexual deverá procurar atendimento médico.Quais os sintomas de quem tem NIC 1?
Quais são os sintomas da infecção pelo HPV ou da NIC (neoplasia intra-epitelial cervical)? A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.O que o exame Papanicolau detecta?
Qual NIC é considerado câncer?
A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.Quanto tempo demora para evoluir NIC 1?
Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.Quanto tempo o HPV vira NIC 1?
A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos.O que causa NIC no útero?
Qual tipo de HPV causa NICEntre eles, os subtipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Contudo, até mesmo os HPV de baixo grau podem causar o desenvolvimento de NIC, embora seja menos frequente.
Como saber se NIC 3 virou câncer?
O NIC 3 não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora para câncer de colo uterino. Se esse achado foi visto no Papanicolaou, você deverá realizar uma biópsia guiada por colposcopia. Se você tem mais de 25 anos, você deverá se submeter a a cirurgia de alta frequência.Quem tem NIC 1 transmite?
Quem tem NIC 1 pode transmitir o HPV? Sim, a transmissão pode ocorrer através do contato sexual desprotegido porque há a presença do vírus. A exceção é para os casos de falso-positivo de NIC 1 em mulheres na menopausa com ressecamento vaginal.Qual remédio para NIC 1?
O tratamento cirurgico chamado CAF está indicado em casos de NIC1 persistente.Quais as chances de NIC 1 virar câncer?
O NIC 1 é uma lesão de baixo grau no colo uterino provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. A recomendação é a regressão espontânea da lesão em 80 a 90% dos casos. O risco de evolução para câncer é menor que 10%.Qual a diferença entre HPV e NIC?
NIC é a sigla para neoplasia intraepitelial cervical. Vale lembrar que o papilomavírus humano é transmitido na relação sexual, mas não necessariamente por meio da penetração, já que o contato pele a pele, entre os genitais, também é capaz de propiciar o contágio.Qual o exame de sangue para detectar HPV?
O exame de sorologia HPV é realizado através de um exame de sangue capaz de detectar os anticorpos contra o vírus no organismo. No entanto, esse tipo de exame não é encontrado para ser realizado em nosso país. Atualmente é realizado na maioria dos casos apenas para estudos científicos.É necessário retirar o útero em caso de NIC 3?
O NIC 3 é uma lesão de alto grau provocada pela infecção pelo HPV do colo uterino. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer. Apesar da histerectomia tratar a lesão de alto grau, você não precisa fazer um procedimento tão agressivo como a retirada do útero.O que é NIC 1 tem cura?
NIC I, é uma neoplasia intra-epitelial de baixo grau e tem cura na maioria dos casos, O diagnóstico deve estar concordante com os 3 métodos (Papanicolau, Colposcopia e biópsia) e se a pessoa não tiver nenhum problema de imunidade muitas vezes não precisa fazer tratamento, apenas acompanhamento.Quanto maior o NIC mais grave é o câncer?
Atenção: as NIC's não são câncer, são lesões precursoras do câncer! E, sobre a classificação, no geral, quanto maior o grau de NIC, maior a probabilidade de progressão.Quem tem NIC 1 pode tirar o útero?
O NIC 1 não é um indicação de histerectomia. Mesmo que a lesão de NIC 1 regrida sozinho e sem tratamento, você pode manter uma infecção crônica e latente pelo HPV. Isso faz que você mantenha a necessidade de seguimento periódico com Papanicolaou e/ou colposcopia.Como peguei HPV se meu marido não tem?
Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.Qual a cor do corrimento de quem tem HPV?
É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).O que vem escrito no preventivo quando tem HPV?
Papanicolau: identificar lesões no colo do úteroO Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.