Abacaxi. O abacaxizeiro frutifica dentro de 24 meses após o plantio quando as mudas são do tipo coroa; 15-18 meses, quando as mudas são do tipo rebentão; e 20 e 22 meses, quando as mudas são do tipo filhote.
QUANTO TEMPO LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
Paciência: o método mais comum do plantio de abacaxi, por meio da coroa, leva aproximadamente três anos para dar o primeiro fruto. Já com as plantas-filhas, leva cerca de um ano; Rega: a Floresta Amazônica é bastante úmida. O ideal é regar o pé de abacaxi todos os dias e, preferencialmente, pela manhã.
Dentro do período em que é possível plantá-lo, março é a melhor época: há muda disponível e a temperatura e umidade do solo facilitam seu estabelecimento e a produção de frutos de boa qualidade e valor comercial, em época favorável a comercialização (nov./dez.), em ciclo relativamente curto (20-21 meses).
Como saber quando o abacaxi está pronto para comer?
Para saberes se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear, assim como a sua cor amarelada.
Outra opção para amadurecer a fruta verde é deixá-la enrolada no jornal. O motivo, segundo a apresentadora e confeiteira Raíza Costa, vem da química. Ela diz que, quando a fruta está no saco de papel ou enrolada no jornal, solta etileno (um hormônio vegetal).
Apesar do ciclo de vida do abacaxi ser longo, cada pé dá apenas um fruto. Por isso, é necessário após a colheita, retirar algumas mudas e refazer a plantação.
Regue o abacaxizeiro a cada 3 ou 4 dias. Essa planta não gosta de solos muito úmidos; Mantenha o vaso em um espaço bem iluminado; Fertilize a terra com frequência.
O abacaxizeiro é uma planta herbácea e se adapta com facilidade ao clima tropical, e não ao temperado. A espécie pode ser cultivada em todas as regiões do país, menos em áreas com recorrência geadas. O ideal é que a temperatura varie entre 22ºC a 32ºC para o desenvolvimento das folhas e raízes.
A poda das folhas saudáveis é necessária para a fotossíntese e para a saúde geral. A sua remoção pode provocar stress no abacaxi e reduzir o seu vigor.
Várias substâncias podem ser usadas com a finalidade de induzir a floração do abacaxi (REINHARDT, 2004). Os reguladores vegetais mais comumente usados são carbureto de cálcio (acetileno) e o Ethrel® (Etefon) (REZENDE e KLUGE, 1998).
Apresenta uma inflorescência terminal, sustentada por uma longa haste vertical, as flores são tubulosas, com pétalas brancas na base e roxas nas pontas. As flores dão origem a uma infrutescência suculenta, inicialmente de cor vermelha-rosada, que se torna amarela quando madura.
Como o abacaxizeiro é considerado uma planta “ávida” pelo Mg, deve-se dar preferência ao calcário dolomítico, que contém este nutriente na sua composição.
Um pé de abacaxi geralmente produz um único fruto de cada vez. Esse fruto se desenvolve a partir de uma flor que surge no centro da planta. A planta do abacaxi é uma bromélia, e seu ciclo de vida envolve várias etapas antes da produção do fruto.
Solos com textura intermediária, portanto com equilíbrio entre partículas mais finas e mais grossas, garantindo um bom arejamento, são os mais indicados para o cultivo de abacaxi. Inserem-se neste contexto solos com 15% a 35% de argila e mais de 15% de areia.
Dentro do período em que é possível plantá-lo, março é a melhor época: há muda disponível e a temperatura e umidade do solo facilitam seu estabelecimento e a produção de frutos de boa qualidade e valor comercial, em época favorável a comercialização (nov./dez.), em ciclo relativamente curto (20-21 meses).
O abacaxizeiro frutifica dentro de 24 meses após o plantio quando as mudas são do tipo coroa; 15-18 meses, quando as mudas são do tipo rebentão; e 20 e 22 meses, quando as mudas são do tipo filhote.
O excesso de água pode acarretar diminuição da eficiência do sistema radicular por falta de aeração e conseqüente perda de produtividade, além de perdas na qualidade do fruto.
Em novembro, a dica é se deliciar com frutas como o abacaxi, a banana, a laranja pera e o melão. Isso porque elas estão na época, podendo ser encontradas com maior facilidades nas feiras, supermercados e sacolões.
O plantio pode ser feito em covas ou sulcos que devem ter entre 10 cm e 15 cm de profundidade. Não havendo sulcador, as covas podem ser abertas com enxada; pá de plantio, tipo havaiano, ou com coveadeira (mecanizada). O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas.
Com base na análise de va- riância para peso do fruto, concluiu-se que as melhores opções para o plantio da cultivar 'Smooth Cayenne' para a região estudada são: 1,20 m x 0,40 m x 0,40 m para espaçamentos entre ruas e 1,50 m x 0,40 m x 0,40 m para espaçamento entre fileiras e entie plantas.
Também é importante pressionar um pouco a casca. Se estiver macia, o abacaxi está maduro. As folhas da coroa e o cheiro são diferenciais: evite as esbranquiçadas e aposte no produto com o cheiro mais doce. Puxe uma folha da coroa e, se sair fácil, está bem maduro.
Se o produtor tiver colhido um abacaxi verde, ele ficará verde sempre, e se você esperar muito, ele estragará sem ficar maduro. Isso ocorre porque o abacaxi é uma fruta chamada pelo meio científico de “não-climatérica”, pois ela deixa de formar açúcares após a colheita, assim como o melão amarelo, as uvas, e o morango.
Se ela for colocada em um saco plástico, é bom fazer uns furinhos nele com um garfo, para que a fruta respire. Se ela for colocada num tupperware, é preciso deixar uma frestinha aberta.” O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.