As hepatites C e B , o consumo exagerado de álcool e a conhecida “gordura no fígado” são algumas das principais causas das varizes no esôfago. O sangramento digestivo é uma das piores complicações que a pessoa pode ter: os primeiros sintomas visíveis são vômitos com sangue e fezes escurecidas, segundo Fernanda.
Qual exame fazer para saber se tem problema no esôfago?
Um endoscópio é um tubo fino e flexível com uma pequena câmera acoplada. Durante o procedimento, o endoscópio é introduzido pela garganta para inspecionar o esôfago e capturar imagens do tecido. Seu médico também fará uma biópsia e coletará uma pequena amostra de tecido para exame adicional.
Varizes esofágicas geralmente não causam sintomas, mas podem sangrar espontaneamente. A hemorragia pode ser muito grave e causar choque ou até mesmo morte.
Varizes no esôfago e estômago: entenda a relação das doenças do fígado e a cirrose com estas varizes
Qual o remédio para varizes no esôfago?
Na presença de varizes, pode ser indicado a ligadura elástica das varizes, assim como o uso de uma medicação chamada beta bloqueador (ex. propranolol). Esta medicação e as ligaduras elásticas diminuem a chance de sangramento das varizes. O principal tratamento, é a prevenção de sangramento.
São veias dilatadas no esôfago, decorrentes da obstrução do fluxo de sangue no fígado. A principal causa de variz esofágica é a cirrose hepática, que trata-se de uma fibrose no fígado devido a diferentes tipos de hepatite. A fibrose do fígado impede a passagem do sangue, vindo da veia porta.
O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.
PET CT é útil no diagnóstico no câncer de esôfago e na identificação da localização dos pontos de metástases da doença, como fígado, ossos ou alguns outros órgãos.
Também deve evitar alimento e liquidos quentes . Também não deve realizar atividade física ou carregar peso por no mínimo 3 dias. Na presença de dor intensa, sangramento, falta de ar ou de qualquer outro sintoma não usual, deve entrar em contato com a Esadi.
Quem tem varizes de esofago deve evitar pegar peso até que a mesma seja tratada. Se o trabalho envolver isso, o paciente devera ser afastado. Deve se tratar a causa do problema e fazer um acompanhamento especializado!! Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A hipertensão portal é uma complicação de evolução progressiva da cirrose hepática, sua consequência direta é a formação de varizes esofágicas, com risco de hemorragia digestiva alta e sangramento.
O tratamento para as varizes no estômago deve ser orientado pelo gastroenterologista ou clínico geral e tem como objetivo prevenir o aparecimento de novas varizes, evitar a parar sangramentos, o que pode ser feito com medicamentos beta-bloqueadores ou procedimentos cirúrgicos, como escleroterapia, cianoacrilato ou ...
b) - Ectasias - Trata-se, aqui, de dilatações do esofago desde a boca até o cardia. Quando, como causa, pensamos num cardioespasmo, então denomina-la-emos assim. Interessantes são sua genese, modo e decurso.
Os sintomas principais são a dor torácica ou na garganta que se assemelha a uma queimadura. Irradia em direção ao pescoço e surge, geralmente, menos de uma hora após as refeições, podendo agravar-se na posição deitada ou inclinada para a frente.
Dificuldade para engolir, vômitos, por vezes, com sangue, assim como tosse e/ou rouquidão contínuas, entre outros problemas, podem ser sintomas do câncer de esôfago.
Quanto tempo a esofagite pode evoluir para o câncer?
E dessa displasia, em um outro momento, quando o problema se agrava por cinco, seis, oito ou mais anos, o paciente pode sim a vir a desenvolver o câncer de esôfago”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Eduardo Grecco.
Como é feito o diagnóstico? Para o médico fornecer um diagnóstico ao paciente, é necessário realizar um exame de endoscopia, pois, por meio desse exame, será possível analisar o esôfago e o estômago e identificar alterações, caso existam.
A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, através de uma sonda colocada em uma das narinas conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas (na manometria de alta resolução).
Os remédios para varizes esofágicas mais indicados são os betabloqueadores, como propranolol ou nadolol, e vasodilatadores esplênicos, como vasopressina ou somatostatina, que agem diminuindo a pressão nas veias do fígado.