Níveis muito altos de vitamina B7 podem afetar os testes feitos para diagnosticar doenças como: anemia, câncer, doenças cardíacas ou relacionadas a hormônios e até mesmo mascarar uma gravidez.
Na prática, a constatação desse interferente nos testes de função tiroidiana possibilitou ao Fleury orientar os pacientes a suspender o uso da biotina 72 horas antes da coleta de tais exames como forma de evitar resultados falsamente alterados.
Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
As vitaminas e suplementos alimentares podem alterar os exames de sangue. A vitamina C, por exemplo, influencia nas informações sobre a creatinina. O ideal é interromper o uso dessas substâncias, pelo menos um dia antes dos exames.
Não existe exatamente uma contraindicação para o uso da Biotina. No entanto, caso esteja usando a vitamina, talvez seja interessante suspender o uso se for fazer algum exame de sangue. Além disso, alguns estudos mostraram que remédios anticonvulsivantes podem diminuir a quantidade de Biotina disponível no corpo.
Como a biotina interfere no exame de testosterona?
De forma prática, o uso de altas doses de biotina aumenta a concentração sérica dessa vitamina, atrapalhando os ensaios baseados na reação biotina-estreptavidina. Quando ensaios imunométricos, ou do tipo sanduíche, são utilizados, as dosagens podem ficar falsamente baixas, o que acontece, por exemplo, com a do TSH.
Não é comum ocorrer a superdosagem de biotina no organismo. Mas, em doses extremamente altas pode gerar dores de estômago, ânsia, náuseas e vômitos. Alterações gástricas leves e irritação cutânea porém são sintomas muito raros devido a dificuldade de se ter uma hiper ingestão desta vitamina.
Biotina em excesso bloqueia o sinal do ensaio. Analitos proteicos grandes que permitem ligação de 2 anticorpos: TSH, PTH, ACTH, FSH, LH, HCG, tireoglobulina, peptídeo-C, insulina e autoanticorpos.
A coleta de amostra para a análise de biotina é feita por meio de uma simples amostra de sangue. O procedimento envolve a inserção de uma agulha em uma veia, geralmente no antebraço, e a coleta de uma pequena quantidade de sangue.
Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.
Não podem ser tomados juntos! Também deve lembrar de suspender o uso da Biotina 3 dias antes da coleta dos exames da tireoide, pois ela pode interferir no resultado do exame.
Visando o manejo dos estados carenciais, o nível máximo seguro de suplementação da biotina é de 2,5 mg. Não há dados relacionados a ajuste de dose em indivíduos portadores de insuficiência hepática ou renal.
Sem biotina suficiente, o organismo pode ter dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos. Assim, a deficiência de biotina pode levar a sintomas como fadiga, problemas de pele, unhas quebradiças, cabelos fracos e problemas neurológicos.
Quanto tempo devo parar de tomar biotina para fazer exame de sangue?
Vários Laboratórios orientam suspender a biotina 72h antes da coleta de sangue caso seja necessária a repetição dos exames por suspeita da interferência da biotina nos resultados.
Além de alterar análises de tireoide, como TSH, T4 e T3, a biotina também pode modificar resultados de exames de hepatite, gravidez (Beta HCG), testosterona e vitamina D.
Quem teve câncer de mama pode fazer uso de biotina?
Quem tem câncer de mama com metástase pode usar biotina? Boa tarde! Não existe nenhuma contra-indicação, mas avise seu Oncologista sobre todos os medicamentos que esteja em uso, inclusive vitaminas e suplementos.
Quem toma remédio para pressão alta pode tomar biotina?
Pode sim usar a biotina, é um coenzima importante para o metabolismo de gorduras, proteínas e energético, um dos seus benefícios é para o sistema circulatório podendo assim reduzir níveis de colesterol o que diminui a severidade da hipertensão, atua ainda como regulador do açúcar no sangue.
Pode tomar Biotina com antidepressivo sem problema. A princípio não há nenhuma evidência científica de interação medicamento x nutriente como citadl. o e o consumo de bitaminas do complexo B, podem ser coadjuvantes no tratamento.
O médico nutrólogo Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, pontua que a ação da biotina de fato está ligada à ativação de enzimas que aceleram o metabolismo corporal, mas explica que os estudos para entender o potencial para redução de peso ainda não comprovaram uma relação.
Além do ácido fólico, outras vitaminas do complexo B contribuem para o aumento da fertilidade e uma gestação saudável. São elas: Vitamina B12: auxilia na absorção do ácido fólico e desempenha um papel importante na formação normal do sangue, na função neurológica e no metabolismo do bebê.
A suplementação da vitamina B12 pode ser feita para homens que possuem níveis muito baixos de espermatozoides (menos de 20 milhões/ml) ou com a taxa de motilidade menor do que 50%, ajudando a combater a infertilidade. Fontes: laticínios, ovos, peixes, carnes e feijões.
Quais são os efeitos colaterais da biotina? É muito raro ter os efeitos colaterais ao suplementar biotina, mas sim, alguns efeitos podem surgir, como por exemplo, desconforto gastrointestinal e irritação na pele. Normalmente esses sintomas apresentam após a suplementação exagerada.