Este Exu possui duas versões, onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores, o calabouço onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente.
os filhos de exu caveira quer seus médiuns. eles adoram a escuridão da noite. adoram o silêncio. não gosta muito de festa e não gosta. de grupo muito grande.
Exu Ventania, tem como local de vibração as encruzilhadas, mas por ser ligado a Oxalá também aceita oferendas em campos. Os Exus de encruzilhada não são tão brincalhões como os de estradas, mas também não são tão taciturnos como os ligados as Almas.
São espíritos que trabalham na vibração dos orixás e vêm à terra para orientas e ajudar, como caboclos, pretos velhos e crianças. Tanto o Esu Orixá (no candomblé e batuque do Sul), divindade, ou Exu catiço (umbanda e quimbanda), espírito que busca a evolução, buscam abrir os caminhos de todos, rumo à evolução.
Sim, os gatos são bem sensíveis às energias das pessoas e até mesmo do ambiente como um todo. Por terem os sentidos mais aguçados, eles são capazes de detectar vibrações emitidas por nós e até perceber o estado emocional dos humanos.
Os felinos também nos protegem durante a noite para que espíritos indesejáveis não se aproximem enquanto dormimos. Por isso, eles gostam de dormir em nossa cama. Se eles verificarem que estamos bem, não dormirão conosco. Se eles percebem que há algo errado em nosso lar, eles ficam por perto para nos proteger.
Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas. E dizem as lendas que quando querem passear pelo plano terreno se transformam em gatos pretos que perambulam pela rua durante a madrugada, procurando almas.
O dia 4 de outubro é marcado mundialmente por celebrações em homenagem a São Francisco de Assis. Canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte, o santo é conhecido por ser o protetor dos animais e o padroeiro do meio ambiente.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Atua ao lado de Ogum, o orixá representado pela figura de um guerreiro, na irradiação para as aberturas de caminhos. Tiriri também luta contra espíritos sem luz, levando-os para longe dos consulentes, para que estes possam receber limpezas, descarregos e tratamentos para a saúde física e mental.
Ao se manifestar, ele encontra-se sempre agachado, aparentando ter uma certa dificuldade para se levantar. No entanto, é totalmente ao contrário, pois ele se move com muita agilidade. Uma outra característica muito presente em Exú do Lodo, é que sempre que se marca um trabalho para ele, começa uma leve garoa.
Exu Meia-Noite é uma figura enigmática na Umbanda, conhecida por sua conexão com o mundo espiritual e sua sabedoria. Nossa imagem captura a essência de Exu Meia-Noite, trazendo sua energia misteriosa para o seu espaço.
O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.
Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Exu pantera negra é o espírito chefe da ordem negra, liderando os caboclos quimbandeiros. Sua história remonta ao Quilombo, onde sua essência foi orada pelo povo onça.
A ideia de que gato preto é sinal de má sorte remete à Idade Média, quando diversas mulheres eram perseguidas por não se encaixarem nos padrões da sociedade e, por isso, consideradas bruxas.