Vestir branco é a tradição mais conhecida e seguida no Ano Novo, o que nem todos sabem é que branco está ligado ao orixá Oxalá, que simboliza a paz e harmonia nessas religiões.
Quando nos vestimos de branco, nos aproximamos do grande Orixá, e também ficamos amparados pela sua luz e paz. Além do branco de Oxalá, você também pode passar o ano no axé (força) de outro Orixá. As cores dos Orixás fazem o elo entre o seu domínio material e sua força espiritual.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
Na Umbanda é a cor usada pelos filhos, representando a bandeira de amor e paz. Geralmente os iniciados nos candomblés vestem-se de branco na sexta-feira, em obrigações rituais, e procuram espalhar mensagens de paz tranquilidade e fazem seu recolhimento espiritual, na medida do possível.
Sexta-feira é Dia de Oxalá e também dia de usar branco para agradecer as boas energias recebidas. Vem conhecer mais sobre este poderoso hábito. No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé.
"No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.
São orixás funfuns: Oxalufã, Obatalá (Oxalá), Odudua, Oxapopô, Oxaguiã e Obalufom, sendo este último disputado por alguns autores. O axé do orixá funfum é ligado à cor branca, é caracterizado por substâncias como o efum, o chumbo, a prata, o algodão, os ossos, o sêmen, a fumaça.
Os devotos de Exu Caveira o procuram para proteção, abertura de caminhos e resolução de problemas difíceis. Ele é visto como um guia sábio, que oferece lições importantes através de suas manifestações. Suas histórias são repletas de ensinamentos sobre a impermanência da vida e a necessidade de mudanças constantes.
Seu exu caveira tem mistério e comanda o cemitério, mas ele tem feitiço e este tem muito axé. exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter.
Tranca Ruas é o guardião dos caminhos e responsável por limpá-los. É representado por um homem com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
Exu Tranca Rua das Almas é uma entidade muito poderosa. Assim, tem fama na Umbanda e em outras correntes religiosas de matriz africana. Esse tipo de espírito atende a Ogum e protege as pessoas.
Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de Exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.