Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
EXU GATO PRETO Contam que ele era um feiticeiro da Europa antiga, e foi um grande romântico da alta madrugada, o gato em muitos mistérios mágicos estava ligado a questões de sorte e má sorte, alta magia negra, homossexualidade.
Exu Gato Preto é uma entidade de proteção e mistério, conhecida por sua habilidade de dissipar energias negativas. Invocado para oferecer segurança e orientação espiritual, ele ajuda a enfrentar desafios com coragem.
Atua ao lado de Ogum, o orixá representado pela figura de um guerreiro, na irradiação para as aberturas de caminhos. Tiriri também luta contra espíritos sem luz, levando-os para longe dos consulentes, para que estes possam receber limpezas, descarregos e tratamentos para a saúde física e mental.
Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Toda essa adoração com o gato do Egito começou devido à deusa Bastet. Os egípcios, a fim de adorá-la, criaram cemitérios inteiros de gatos domésticos mumificados — muitas vezes, enterrados perto de seus donos.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
A ideia de que gato preto é sinal de má sorte remete à Idade Média, quando diversas mulheres eram perseguidas por não se encaixarem nos padrões da sociedade e, por isso, consideradas bruxas. Nessa época, os gatos pretos eram comumente vistos como parceiros das bruxas.
É um exu muito bravo, só vem para desfazer confusões. - Em Terra ele é sério, um exu muito arisco, diferente dos demais, exige responsabilidade e que seu aparelho “ande na linha”... Exu Quebra Osso faz parte de uma linhagem de exus que possuem poucos médiuns de incorporação.
A deusa Bastet é provavelmente a deidade felina mais conhecida do Egito, diz a Arce. Inicialmente retratada como uma leoa, Bastet assumiu a imagem de uma gato ou de uma mulher com cabeça felina a partir do 2º milênio a.C.
Qual o nome da divindade representada por um gato?
Era a deusa egípcia da fertilidade, da reprodução, da música, da dança e do amor, sendo representada com um cetro e uma cabeça de gato ou mesmo como um gato (felino gracioso, que se identifica com o amor).
Exu Marabô - serventia direta de Oxóssi. Exu Caveira - serventia direta de Obaluaê. Exu gira-mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pomba gira(são várias mas regidas por Yemanjá e cruzada com outros orixás) - serventia direta de Yemanja.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Descrição. Copo de vidro para dose de Whisky, Cachaça / Marafo, ou a bebida do gosto do Exú, que trabalha na Umbanda, Candomblé ou Kimbanda. O desenho não solta na mão nem ao lavar, sempre usar sabão neutro para higiene.