O que os filósofos falam sobre a cultura?
Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais.Como a filosofia defende a cultura?
A filosofia em diálogo com a cultura, estabelece, em sua compreensão, a delimitação do conceito de cultura constituindo um modo específico de pensar a cultura. A cultura enquanto ação humana é a capacidade simbólica do ser humano que o permite atribuir sentidos a sua existência.O que Nietzsche falava sobre cultura?
Argumenta-se que, em suas ideias iniciais em relação a essa questão, Nietzsche acredita que a linguagem e a arte são significativas como a base para um mundo compartilhado, e isso está refletido na sua definição de cultura como unidade de estilo artístico, em todas as expressões da vida de um povo.O que o filósofo Nietzsche defendia?
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.Mario Sergio Cortella - Por que Paulo Freire é tão odiado?
O que é que o Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.O que defende o filósofo Kierkegaard?
Kierkegaard propôs a noção de que a verdade está na subjetividade, que a existência verdadeira é alcançada pela intensidade do sentimento (WAHL, 1949 [1947], p. 4). Essa subjetividade é a subjetividade do Indivíduo, pela qual ele ataca o sistema hegeliano (REALE; ANTISERI, 1990, p. 240).O quê Herbert Marcuse fala sobre cultura?
Marcuse (1997) chama de cultura afirmativa aquela que leva à distinção entre mundo material e mundo anímico, considerando este último como uma esfera de valores autônoma em relação à civilização, mais valiosa e essencialmente diferente do mundo da luta diária pela existência.O que defendia Schopenhauer?
Nosso “filósofo da vontade” foi fundamental para o desenvolvimento das reflexões sobre a psicologia. Schopenhauer defendeu a ideia de que o homem não é um ser unificado e racional, que age conforme os interesses, mas um ser fragmentado e passional, que age influenciado por forças que fogem de seu controle.Quais são as 3 ideias de Nietzsche?
Vontade de poder, transvaloração dos valores e super-homem são três conceitos fundamentais para a filosofia nietzschiana. Friedrich Nietzsche explorou o niilismo como um problema cultural e apresentou o niilismo ativo como uma alternativa para a questão.O que é cultura segundo pensadores?
No entanto, segundo pensadores iluministas, cultura é definida como a soma de saberes acumulados, e transmitidos pela humanidade, sendo considerada como uma totalidade daquilo que o homem adquire através de canais de conhecimento e instrução intelectual.Qual é o pensamento de Walter Benjamin?
O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) trouxe importantes contribuições para as áreas de estudo das ciências humanas, entre elas a educação. O seu pensamento era o de que o processo educativo deveria ter uma perspectiva ampla, para formar um cidadão crítico e consciente das questões sociais que vivencia.Como a filosofia descobre a cultura?
No século XIX, a filosofia revelou a cultura como o aspecto distintivo da existência humana, diferenciando-a dos seres naturais. Isso envolveu a compreensão de que os seres humanos são seres culturais que exercem a liberdade na criação coletiva de ideias, símbolos e valores que moldam a sociedade.O que é cultura para Aristóteles?
Assim a afirmação de Aristóteles[3] de que o homem é por natureza um animal político tem o mesmo significado. A cultura é uma forma superior, é uma ideia no sentido platônico, um ideal que os homens devem procurar realizar e encarnar em si mesmos.Quem fala sobre cultura?
Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.Quais os autores que falam da cultura?
Herbert Marcuse e Walter Benjamin, ambos filósofos, definiram e conceituaram a ideia de cultura em suas obras, de forma que é possível realizar um diálogo entre eles.O que defendia a filosofia de Nietzsche?
Nietzsche em 1875. Suas ideias-chave incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Übermensch e o eterno retorno.O que dizia Sartre?
Sartre conceitua a liberdade como uma condição intransponível do homem, da qual, ele não pode, definitivamente, esquivar-se, isto é, o ser- humano está condenado a ser livre e é a partir desta condenação à liberdade que o homem se forma. Não existe nada que obrigue o ser humano agir desse ou daquele modo.Qual a frase mais famosa de Arthur Schopenhauer?
Citações famosas de Schopenhauer"O homem pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer." "A solidão é a sorte de todos os espíritos excelentes."
O que os filósofos dizem sobre cultura?
"A cultura está acima da diferença da condição social."Confúcio foi um dos filósofos mais importantes da história da China e seus ensinamentos continuam sendo referência até hoje. Nessa citação, ele destaca que a cultura transcende as diferenças sociais e pode ser um elemento de união e igualdade entre as pessoas.
O que é cultura para Benjamin?
Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, a cultura tornou-se um elemento de mercado. Para Benjamin, o cinema e a fotografia representaram o ápice do desenvolvimento tecnológico que levou à cultura de massa. O cinema hollywoodiano é um exemplo de produto da cultura de massa.Quem deu o conceito de cultura?
Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".Qual era o pensamento de Heidegger?
Heidegger afirma que o homem é sempre um ser-no-mundo, ou seja, um ser-em-situação. Porém, que ele não está preso à situação em que se encontra; mas sim, sempre aberto para tornar-se algo novo. O segundo traço existencial / fundamental característico de ser é a existência (conceito citado anteriormente).Quem foi Heidegger e o que ele defendia?
Resumo sobre Martin HeideggerTornou-se reitor da Universidade de Freiburg e membro do Partido Nazista em 1933. Ficou famoso por sua obra Ser e tempo, em que explora a ontologia do ser. Sua filosofia foca na condição humana em relação ao tempo, destacando conceitos como ser-aí (Dasein) e ser-para-a-morte.