O que Sócrates falava do amor?
Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.O que Platão fala de amor?
Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.Como Platão pensava o amor?
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.O que é amor para Nietzsche?
O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.O que é o Amor? - Luiz Felipe Pondé
Como Aristóteles define o amor?
Amor em AristótelesPara ele, o amor é uma emoção complexa, que envolve a descoberta e o apreço da beleza, da virtude e da perfeição, sim, mas no contato com outra pessoa. Isso mostra como sua abordagem é mais voltada para um amor que está nas relações e não nas idealizações.
O que é o amor para Schopenhauer?
Na Metafísica do amor, Schopenhauer afirma que este sentimento é uma invenção literária. Para o filósofo alemão, o amor é uma criação humana que serve para mascarar o desejo, real e devastador.Como a filosofia define o amor?
A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.Qual a frase mais famosa do Platão?
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”O que é o amor socrático?
O AMOR SOCRÁTICOA experiência do amor, tal como descrita por Sócrates no Banquete se caracteriza pelo processo de elevação do particular ao universal, do apego ao sensível ao processo de emancipação rumo plano abstrato-inteligível, em uma lenta gradação mediada pela contemplação do Belo.
O que Sócrates amava?
A relação amorosa entre Sócrates e Alcibíades foi apropriada como ícone gay na literatura moderna e chegou até nós sobretudo pelo O Banquete, de Platão, em que celebremente se refere que o jovem mais belo de Atenas, Alcíbiades, se apaixonou pelo velho mais feio, Sócrates.Quem era apaixonado por Sócrates?
Resumidamente, são estas as informações que nos traz desde a antigüidade Plutarco. Alcibíades nutre por Sócrates uma paixão trágica e doentia, atração e fuga a um só tempo.O que Sócrates fala sobre o amor?
O amor tal como ela o concebe, tem Penia e Poros como pais. Penia, a falta, é a sua mãe e o pai é Poros, espírito inventivo e arguto, nunca com falta de recursos. O amor é portanto uma carência cheia de recursos, em perpétuo vaivém de um para o outro.Qual livro Nietzsche fala sobre o amor?
Resumo: Na filosofia de Nietzsche o amor fati representa a plena aceitação da doutrina do eterno retorno do mesmo. Todavia, se isto somente é escla- recido em 1888 na obra Ecce Homo, como compreender a posição de Ni- etzsche acerca do amor fati seis anos antes, em A gaia ciência?Como definir o amor?
Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.O que é amor por Platão?
Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.Qual filósofo falava sobre o amor?
Mas percebermos que nas consultas com psicólogos as perguntas mais habituais sobre o amor fazem referência a como nós podemos ser amados, e nunca como podemos aprender a amar. O tema é muito mais vasto do que nos parece a primeira vista. Diz Platão que o céu se move por amor.Como Karl Marx define o amor?
O amor é um afeto mais complexo do que a alegria, no sentido de que além do próprio gozo do aumento da potência, ele envolve a ideia da causa desse aumento. Só os seres mais complexos, como os humanos e alguns outros animais, são capazes de amar.O que Platão diz sobre o amor?
A ligação platônica entre amor e fala, entre Logos e Eros está feita. Ao longo de sua obra, Platão apresenta e hierarquiza os diferentes discursos sobre o amor. Quando fala sobre o amor no Lísis, no Banquete e no Fedro o amor é o objeto mas subentende-o também no ato mesmo do falar: do falar do perfeito amante.O que é o amor para Aristóteles?
Aristóteles disse: “O amor é formado por uma única alma habitando em dois corpos.” Para um dos maiores filósofos gregos, o verdadeiro amor significa que duas pessoas têm uma conexão única, como se fossem uma só.Quais são os 3 tipos de amor?
- Amor fraternal - Storge.
- Amizade - Philia.
- Amor romântico - Eros.
- Amor incondicional - Ágape.
- Referências.