Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
Para isso, basta dividir a potência pela tensão do chuveiro. Por exemplo, um chuveiro de 7500W dividido por 220v, terá 34, que corresponde à corrente do circuito.
A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm². Agora que você já conhece alguns detalhes técnicos importantes sobre fiação elétrica, pode escolher corretamente fios, cabos e bitolas para suas instalações.
Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
E quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Duchas elétricas de 5500w apresentam consumo de 23 a 36 KWh/mês, enquanto chuveiros de 7500w consomem de 31 a 45 KWh/mês, segundo os fabricantes. A pressão de água no seu imóvel e no ponto do chuveiro influencia a escolha de um aparelho ideal.
O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Como sabemos como o DR funciona, sabemos que se ele desarma, existe uma corrente de fuga pelo circuito. Logo, existe uma fuga de corrente no circuito do chuveiro. O DR para esses casos tem uma tolerância de 30mA de corrente elétrica, logo, só se passar disso ele irá atuar.
Qual o disjuntor correto para um chuveiro de 7.500 watts?
Para escolher o disjuntor certo para o seu chuveiro, o principal é combinar a potência do chuveiro com a capacidade do disjuntor. A regra geral é: Chuveiros de 4.500W a 5.500W: Use um disjuntor de 30A. Chuveiros de 6.000W a 7.500W: Use um disjuntor de 40A.
Já os fios de 6mm são feitos para suportar as cargas de aparelhos domésticos como ar-condicionado, chuveiro elétrico, forno elétrico, quadro de energia elétrica ou torneira elétrica.
O modelo de cobre é o tipo de fio para chuveiro mais utilizado justamente por ter boa condução elétrica, sendo recomendado para instalação residencial.
Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
O que acontece se eu colocar um fio mais fino no chuveiro?
A queda de tensão gerada pelo condutor, pode influenciar no desempenho do chuveiro. O uso de componentes que não suportam a corrente do dispositivo, poderá aumentar o consumo de corrente, superaquecer os fios e colocar em risco a vida das pessoas. Cabos muito finos, também podem ser responsáveis pelo aquecimento.
Nesses chuveiros, a potência em 220V é usualmente de 6800W ou 7500W, o que possibilita um grande aquecimento de água. Esses chuveiros também possibilitam ao usuário uma grande economia de energia, pois possuem duas posições intermediárias de potência.
Maior potência: Um chuveiro de 7500W possui uma potência maior em comparação com um de 6800W. Isso pode resultar em um fluxo de água mais intenso e uma experiência de banho mais confortável; Maior eficiência: Chuveiros com maior potência podem ser mais eficientes em termos de tempo de aquecimento da água.
ALIMENTAÇÃO: – Tensão: 220V; – Potência em 220V – 7,500W – fiação mínima de 6mm² e disjuntor de 40A; – Consumo: O Produto possui consumo mínimo médio mensal de 11,8 KWh para um banho de aproximadamente 8 minutos.