4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
Ex: ponto de tomada de alimentação para chuveiro elétrico mais usado é de 5500 watts (5,5 KW). O condutor de 1,5 mm² é utilizado para circuitos e retorno das lâmpadas (aquele fio que sai do interruptor até a lâmpada) e o condutor de 2,5 mm² é o mínimo utilizado para tomadas de uso comum (TUG).
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.
Suponhamos uma tensão de 220v, e que vai ser utilizado no circuito elétrico 20A, a uma distância de 100 metros do QDC (Quadro de distribuição de circuitos), assim sendo a bitola do fio seria 16 mm²: O resultado encontrado é em milímetros quadrados! Pronto você já sabe a bitola do cabo que deve usar.
Já em tensão de 220 V, esta peça atua com potência máxima de 12540 W. Um benefício muito importante deste cabo é que ele atua muito bem em pequenas e médias tensões, mas também tem um ótimo desempenho em altas tensões, chegando a tensão máxima de 750V.
5 Respostas. André se a potência for 1800W e a tensão da rede for de 220V um cabo de 2,5 mm de diametro atende suas necessidades e um disjuntor de 10A. Só tome cuidado com a distância até 60 m pode usar 2,5 mm se for mais que isso já tem que usar 4 mm.
Uma das formas de identificar a capacidade de uso de um fio é observando a espessura da bitola. São diferentes tamanhos em milímetros, que correspondem a uma capacidade de corrente máxima medida em Ampères. Um cabo 10mm é indicado para circuitos com corrente máxima de 50 Ampères (A).
R: O cabo de 4mm suporta uma corrente máxima de 28 Amps o mais indicado seria o de 6 mm que suporta até 36 Amps, segue o cálculo: Corrente = potência / tensao ou seja 7500/220 V = 34 Amps valor superior ao permitido pelo cabo de 4 mm.
Qual a bitola de cabo correta para um chuveiro de 7500W? Para um chuveiro de 7500W em uma rede de 220V, a bitola correta é de 6mm², mas é necessário verificar fatores como temperatura ambiente e agrupamento de circuitos, que podem exigir um cabo de 10mm².
A Fritadeira elétrica está equipada um uma resistência de 5.000W, portanto ela puxa uma corrente elétrica de 23A, então primeiramente é necessário que a fiação aguente essa corrente. Utilizar um fio com bitola mínima de 4mm² na instalação elétrica da tomada que será ligada a Fritadeira.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.
Em instalações elétricas de qualquer construção ou reforma, utilizar o fio de 6mm adequado é essencial. Dessa forma, a segurança e qualidade da fiação é garantida, eliminando os riscos com acidentes como curto-circuito ou incêndios.