Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm.
Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W. Também é preciso tomar cuidado com a espessura dos fios condutores da tomada: se forem cabos muito finos pode acontecer sobreaquecimento desse cabo.
🔌 Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Então PORQUE entra COM tanta DIFICULDADE?
Onde usar disjuntor de 20 amperes?
As tomadas de 20 amperes, por exemplo, são ideais para equipamentos de exigem uma potencia maior. Já as de 10 amperes suportam uma menor potência. Usar um aparelho que demanda muita carga elétrica em uma tomada inadequada pode ser muito perigoso.
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: Manobra: Abertura e fechamento voluntário do circuito. Proteção contra sobrecarga: atua como disjuntor térmico.
4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
Equpamento de alta tecnologia que protegem fios e cabos elétricos contra curtos-circuitos e sobrecargas de energia, proporcionando aplicações seguras e econômicas em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais.
As tomadas de 20A geralmente são mais caras do que as de 10A, devido ao maior material necessário nos contatos dos bornes. Portanto, enquanto é possível instalar tomadas de 20A em toda a casa, é fundamental ponderar se essa escolha é realmente necessária para atender às demandas específicas de cada ambiente.
Ou seja, o cabo de 2,5mm é o adequado para tomadas de 20 amperes em situações normais, sem a necessidade de seções maiores, a menos que o cálculo de queda de tensão para distâncias longas indique o contrário.
É crucial saber a potência elétrica e o tipo de corrente máxima suportada pela extensão, no Brasil você encontra tomadas que suportam dois tipos principais de correntes, as de 10 amperes e as de 20 amperes.
Aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, são exemplos de produtos que necessitam de uma carga mais reforçada para funcionar (normalmente acima de 1000W). Aí entra em cena a tomada de 20A, com plugues maiores e capacidade de transmitir energia com mais segurança.
Aplicação: Recomendável para proteção térmica e magnética de circuitos elétricos de cargas indutivas: lava-louça de alta potência, secadora de roupas de baixa potência, ar condicionado residenciais de baixa potência.
A melhor dica de como escolher um disjuntor é considerar o número de fases (condutores com tensão) do circuito. O número de polos do disjuntor deve ser igual ao número de fases que alimenta a rede elétrica. Atenção! O número de fases do sistema não é equivalente ao número de fios.