Gérbera. As gérberas são um símbolo de paz, inocência, pureza e simplicidade. Dessa forma, arranjos com essas flores são muito utilizadas em cerimônias fúnebres de crianças.
Pode trazer flor do cemitério para plantar em casa?
16/05/2019 - A utilização de vasos e outros recipientes, bem como de buquês de flores artificiais ou naturais, acondicionados em sacos plásticos impedindo o escoamento de água em jazigos ou outras dependências no Cemitério Dois de Novembro, está proibida através da Lei Municipal 7.168/2019.
A proprietária da floricultura Mirla Flores (Rio Vermelho), Mirla Santana, explica que o crisântemo é uma flor efêmera que apenas floresce entre outubro e dezembro e representa longevidade. “O crisântemo é uma flor que simboliza tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva.
Com origem na Ásia (China e Japão), o crisântemo (chrysanthemum), pertencente à família Asteraceae, é a flor, tradicionalmente, utilizada no Dia dos Finados, por representar a vida e a morte.
A amorphophallus titanum, conhecida pelos nomes comuns de jarro-titã e flor-cadáver, é a espécie que produz um gigantesco espádice que se considera a maior inflorescência do mundo. Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
A flor-cadáver é originária da Sumatra, na Indonésia, e é rara. A espécie está ameaçada de extinção em função dos desmatamentos das florestas tropicais. Apresentando centro amarelo com pétalas roxas, é uma das maiores espécies de flores do mundo, podendo chegar a medir quase 2,5 metros de altura.
Crisântemos. Essas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo essas as flores preferidas para ser oferecida no dia de finados e no dia de todos os santos.
O furto de flores em cemitério não é de bagatela, nem crime impossível, merecendo a repulsa da sociedade. Como tal, os autores do ato ilícito devem ser condenados.
Entre as opções de flores fúnebres mais resistentes para funeral, destacam-se os cravos, que, além de serem símbolo tradicional de homenagem e luto, resistem bem às variações climáticas e mantêm sua forma e cor por mais tempo.
Em sepulturas, plantas rasteiras que cobrem o solo ou gerânios naturais, decoram grandes espaços e requerem cuidados mínimos. As plantas perenes, como a lavanda e a íris, também são muito fáceis de plantar e exigem menos cuidados do que outras plantas, resultando sempre muito bem na ornamentação de uma sepultura.
Uma das flores para velório mais comum é o crisântemo, mas existem outras cujo significado também tem a ver com despedidas e demonstração de condolências.
O cravo de defunto transcende seu nome sombrio por meio de significados culturais ricos e simbolismo diversificado. Em muitas culturas, essa planta é vista como um símbolo de lembrança e saudade, associada à memória dos entes queridos que partiram.
Também conhecida como a Flor Imortal, a Sempreviva tem sido usada em práticas de bem-estar herbais desde a Grécia Antiga e seu óleo é muito valorizado por causa de seus muitos benefícios ao bem-estar.
Existe um cheiro da morte? A resposta da Ciência é uma surpresa pois afirma que logo depois de morrer o corpo emite um odor fresco, o hexanol, parecido com grama recém-cortada.
Flores naturais (coroas, arranjos, buquês ou soltas) estão entre os principais símbolos dos sepultamentos, pois carregam um significado especial para aqueles que querem se despedir de um familiar ou amigo querido. É uma tradição milenar ainda presente, respeitada e com relevância cultural.
Crisântemos são algumas das flores mais utilizadas em velórios e também são bastante comuns em homenagens em Dia de Finados. Originária da Ásia, essa planta representa perfeição, simplicidade, sinceridade e simboliza a vida completa.
Um pouco mais longe daqui, na África, existe a planta Stapelia gigantea. Além de exalar um fedor de carne podre, a própria flor imita um pedaço de carne animal – até pelos ela tem!
A espécie Amorphophallus titanum, popularmente conhecida como jarro-titã ou "flor-cadáver" (na verdade, uma inflorescência), é um dos grandes destaques em diversos Jardins Botânicos quando floresce: sua inflorescência dura apenas 72 horas, podendo atingir 3 metros de altura, atração capaz de promover muitas filas com ...
Uma palma ou almofada de caixão, frequentemente uma combinação de rosas, lírios e gérberas, com uma faixa de cetim, permite expressar os sentimentos de entes próximos, família, colegas ou amigos. A coroa de flores cuja forma circular representa a vida eterna é também uma distinção oferecida à defunta ou ao defunto.