Alguns atores do folhetim se afastaram da TV nos últimos cinco anos. Uma delas é Joana Fomm, que interpretou a inesquecível vilã Perpétua, que perturbava a irmã, Tieta (Betty Faria).
Na história, Tieta (Claudia Ohana na primeira fase, e Betty Faria no restante da novela) é escorraçada da fictícia cidade de Santana do Agreste pelo pai, por seu comportamento liberal. Anos depois, ela volta disposta a se vingar de todos que a maltrataram no passado.
Após uma pausa em sua carreira nas telinhas, Isadora retornou em tramas como “Uma Rosa com Amor” (2010) e “Amor e Revolução” (2011), ambas produções do SBT. Em 2022, a atriz ainda fez parte do elenco principal da série do Multishow “Plantão sem Fim”, além dos filmes “O Prédio” e “A Última Locadora”.
Quem é a mulher que faz a abertura da novela Tieta?
Musa da abertura de "Tieta", Isadora Ribeiro fala em padrões nas redes sociais: "Que possamos nos libertar" Musa dos anos 1980 e 1990, e sempre lembrada por ser o famoso corpo da abertura da novela Tieta, a atriz Isadora Ribeiro pegou os fãs de surpresa nesta quarta-feira (12).
Joana Fomm está há 8 anos fora das novelas em um papel fixo
Morando com o filho em um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio, Joana Fomm diz estar com "cabeça boa" para trabalhar e aguarda convites. O último papel fixo em uma novela foi há oito anos, quando integrou o elenco de "Malhação: pro dia nascer feliz".
POR ONDE ANDA O ELENCO DE TIETA? | ATORES DE TIETA QUE JÁ FALECERAM
Qual a doença de Joana Fomm?
Já curada do câncer, Joana descobriu que sofre de disautonomia, uma doença neurológica que causa desequilíbrio do sistema nervoso autônomo. “A parte pior foi quando tive alta. Perguntei se poderia ir à praia. Coloquei o maiô e mergulhei.
A artista foi casada por quatro vezes: com o ator Francisco Milani, de 1959 a 1961, seu único casamento oficializado; posteriormente viveu com o ator Nelson Xavier, de 1964 a 1966, com o escritor Astolfo Araújo, de 1969 a 1971, e com o escritor Ricardo Gouveia, de 1973 a 1983, de quem engravidou e teve seu único filho, ...
A atriz fez sucesso nos anos 1980, 1990 e 2000 na TV. Um dos personagens de maior destaque foi Laura, em Tieta (1989), escrita por Aguinaldo Silva e baseada na obra homônima de Jorge Amado. Atualmente na HBO Max, Cláudia está escalada para Beleza Fatal, novela do streaming com estreia prevista para 2024.
ANTES e DEPOIS dos atores da novela TIETA | 1989 - 2023 - YouTube. This content isn't available. "Tieta" é uma novela brasileira de 1989 que narra o retorno de Tieta à cidade de Santana do Agreste após anos de ausência.
O livro foi publicado em 1977 e já atraiu atenção para a vila, mas foi em 1989, com as gravações da novela da Globo “Tieta” que a vila se tornou famosa no mundo inteiro.
Luiza Tomé, 63, está de volta à teledramaturgia em "A Caverna Encantada" (SBT). A atriz, que ganhou projeção nacional em produções da Globo, completa 40 anos de carreira em 2024. A artista conversou com a reportagem de Splash. Projeto é oportunidade para explorar outras características.
Para chocar mais a família, ela tem um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo, filho da sua rancorosa irmã Perpétua, que sonha que Ricardo se torne padre.
A atriz ficou conhecida por papéis como o de Carmen, de "Elas por Elas" (1982), Zuleica Cinderela de "Tieta" (1989), a vilã Luisa de "Plumas e Paitês" (1980), Samira em "Rainha da Sucata" (1990) e Bernardete em "Cobras e Lagartos" (2006).
Além disso, houve mudanças no romance entre Osnar (José Mayer) e Tieta, e a valorização de Maria Imaculada (Luciana Braga), que era uma das prostitutas da Casa da Luz Vermelha e, na novela, ganhou destaque por ter sido vendida ao coronel.
O Cadeirudo, figura que assustava as mulheres em noite de lua cheia, foi finalmente capturado e desmascarado graças a um plano de Mirandinha. Todos ficaram em choque ao ver que se tratava de Lurdes Maria, uma das beatas do lugar. Por essa você esperava? 👀 #AIndomada #CenasMarcantes.
Em 2007, foi diagnosticada com um câncer de mama e disautonomia, doença neurológica incurável. Ela também enfrenta episódios de depressão. Seus trabalhos mais recentes na TV foram a novela Apocalipse (2017) e a série Sob Pressão (2019).
Joana (cujo nome significa "Deus tem sido gracioso") era esposa de Cuza, o mordomo de Herodes Antipas. Este Herodes era o tetrarca da Galileia (Lc 3,1) e filho de Herodes, o Grande, o déspota que as narrativas da infância de Mateus descrevem como conspirando para matar o menino Jesus.
Era engraçado saber que ela guardava o pênis do marido, o major. Eu contracenava quase que o tempo inteiro com Armando Bógus (1930-1993), que era muito meu amigo e era um ator sensacional.