Na vida pessoal, Chacrinha foi casado por quatro décadas com Florinda Barbosa. O casal teve três filhos. O apresentador morreu em junho de 1988, em decorrência de um câncer de pulmão.
O apresentador morreu aos setenta anos em 30 de junho de 1988, às 23h30, vítima de um infarto agudo do miocárdio e de insuficiência respiratória, sofridos enquanto ia ao banheiro em sua casa na Barra da Tijuca. Seu sepultamento ocorreu no dia seguinte no Cemitério de São João Batista, na capital carioca.
Abelardo Barbosa, o grande Chacrinha, é natural do Pernambuco e nasceu em 30 de setembro de 1917. Na Globo, ele comandou programas de auditório de grande sucesso, o "Cassino do Chacrinha" foi a principal vitrine musical dos anos 80.
Ele estava com coronavírus e tinha também uma trombose." Outro filho de Chacrinha, José Renato, faleceu em 2014, tornando Leleco o único herdeiro vivo do apresentador.
No filme e na minissérie de quatro capítulos exibida pela Globo, o motivo apontado para o pedido de demissão de Chacrinha em 1972 foi Boni ter tirado o programa do ar após o apresentador roubar de Flávio Cavalcanti a convidada Cacilda de Assis, uma médium que incorpou um espírito ao vivo.
Chacrinha, o pernambucano José Abelardo Barbosa de Medeiros (1917-1988), foi um estudante de Medicina que não se formou. Todavia, legou para os ex-futuros colegas um bordão “pé no chão” imprescindível para a saúde da relação médico-paciente: “Quem não se comunica se trumbica!”.
A tal Terezinha, na verdade, era uma substituição para a chamada de merchan do programa, a Água Sanitária Clarinha. Após o fim do contrato de patrocínio, Chacrinha ainda queria manter o bordão, então começou a falar Alô, alô, Terezinha, pois tinha uma sonoridade parecida com Clarinha.
Abelardo Barbosa, o Chacrinha, nasceu em Surubim, Pernambuco em 30 de setembro de 1917. O “Velho Guerreiro" começou a carreira no rádio, mas fez história na televisão. Estreou na Globo em 1967, onde comandou programas de auditório de sucesso. Morreu em 1988, aos 70 anos.
Bordões que ficaram famosos com o apresentador Chacrinha, codinome de José Abelardo Barbosa. Nascido em 30 de setembro de 1917, em Surubim, Pernambuco, o Velho Guerreiro foi estudante de medicina, tocou bateria em uma banda de jazz e passou pelo rádio, antes de fazer sucesso na TV.
José Abelardo Barbosa de Medeiros foi eternizado popularmente como Chacrinha. O apresentador começou a carreira com o programa Rei Momo na Chacrinha, na Rádio Clube Fluminense, onde conseguiu o apelido.
Mas no início de 1988, ao descobrir um câncer que poderia encerrar sua carreira, Silvio foi à Globo, pagou a multa contratual, conversou com o próprio Roberto Marinho e ofereceu um salário dez vezes maior ao apresentador, que virou líder de audiência especialmente no fim dos anos 1990 e no início dos anos 2000.
43 anos de SBT: relembre a história da emissora fundada por Silvio Santos. O SBT está celebrando os seus 43 anos de existência, dois dias após a morte de seu fundador, o grande Silvio Santos.
Nos anos 60, o domingo já tinha dono na TV brasileira. Silvio Santos ficava no ar de meio-dia até as 20h na TV Paulista, comprada pela Rede Globo em 1966.
A Associação Miratus fica na comunidade da Chacrinha, entre os bairros do Tanque (38.000 hab) e da Praça Seca (64.000 hab) em Jacarepaguá, Zona Oeste, distante aproximadamente 25 km do centro da cidade do Rio de Janeiro, pela Linha Amarela. É uma comunidade de pouco mais de 5.000 habitantes.
Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento do comunicador José Abelardo Barbosa de Medeiros, famoso como Chacrinha, vale registrar que ele morou em Botafogo, lá pelo ano de 1946.
Chacrinha morreu relativamente jovem para os padrões atuais. Tinha 70 anos de idade quando nos deixou. Se estivesse vivo, estaria às vésperas de completar 105 e dificilmente ainda teria vida na TV aberta, sobretudo depois de uma pandemia e obviamente pelos três dígitos que alcançaria.
Nanato Barbosa, como era conhecido na intimidade, era irmão gêmeo de Leleco Barbosa, produtor e apresentador. Ele ficou paraplégico em 1971, após um acidente de carro e morava com a mãe Florinda Barbosa, de 94 anos, no Rio.
Em entrevista a Gugu, a Ternurinha falou sobre o relacionamento com Zé Renato, filho de Chacrinha, de quem ficou noiva e o acidente que deixou o rapaz tetraplégico. Os dois ficaram juntos por sete anos até que, os dois resolveram se separar.
José Renato Barbosa de Medeiros ficou paraplégico em 1971, após sofrer um acidente de carro, e morava com a mãe, Florinda Barbosa, 94, no Rio de Janeiro. Em seu perfil no Instagram, sua sobrinha e afilhada, Ana Paula Barbosa, também prestou homenagem.